Essa é uma série de 10 artigos, que estamos nos aprofundando no modelo de negócios Canvas, ferramenta crucial para o sucesso no planejamento e execução do seu negócio. Nesse artigo, falaremos sobre a 3° etapa do Canvas que são os canais, localizado na área “para quem” vendemos.

Os canais são responsáveis pela entrega física ou digital dos produtos ou serviços aos clientes. Eles incluem lojas físicas, lojas online, distribuidores, parceiros de logística, entre outros. Eles representam a forma como uma empresa alcança e interage com seus clientes, os diferentes pontos de contato através dos quais os produtos ou serviços são distribuídos e vendidos. Quando bem trabalhados, podem criar uma experiência do cliente eficaz e construir relacionamentos duradouros com os clientes. Desenvolver canais eficazes é crucial para o sucesso empresarial, pois eles influenciam diretamente a forma como os produtos chegam até os clientes.

A imagem abaixo, que representa os canais, é a forma como você vai entregar o seu produto ou a sua ideia para o cliente.

Como o cliente irá receber o seu produto ou serviço? Como que qualidade chegara até ele?

Como exemplo, você produtos peças de roupas exclusivas, com uma qualidade superior e excelente acabamento, você pode montar a sua própria loja e o cliente vai até você experimentar e comprar, pode fazer uma venda online, através das redes sociais e quem faz a entrega são transportadoras parceiras,  pode produzir e revender em outras lojas, atuando como chamamos, b2b, onde uma empresa vende para outra empresa.

Esse exemplo de um produto físico, que não é perecível, pode ate ser menos trabalhoso, mas precisamos lembrar que quanto mais rápido, com menos etapas e intermediários, mais lucrativa e atrativa será a sua venda. Caso a sua empresa seja de alimentação, o cuidado e agilidade precisam ser ainda maiores.

No caso de prestação de serviço, mantemos as mesmas preocupações e cuidados. Você vai até o cliente prestar o serviço ou ele vai até você? É importante planejar também os canais de vendas. De forma você realizará a sua venda?

Nos dias de hoje, é fundamental facilitar cada vez mais o acesso dos clientes aos seus produtos.

Realizar vendas diretas, vendas online, telemarketing, revendedores, entre outros. Os canais de venda são responsáveis por converter o interesse dos clientes em uma compra efetiva e quanto mais você disponibiliza formas de o cliente chegar até o seu produto ou serviço, maior serão as suas vendas.

Ao preencher a seção de canais no modelo de negócios Canvas, devem considerar cuidadosamente quais canais são mais adequados para atingir seus segmentos de clientes de forma eficaz. É necessário entender as preferências e comportamentos dos clientes, avaliar a concorrência e identificar oportunidades de diferenciação.

Experimente esse exercício e não se esqueça, comente qual canal você já utiliza ou pretende começar.

No próximo artigo falaremos sobre formas de relacionamento com o cliente.

Espero você.

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