Especialista e docente do curso técnico em Qualidade do Senac EAD explica as nomenclaturas e as exigências feitas por auditores externos
O número de indústrias, fábricas e organizações que desejam receber a certificação ISO 9001, aumenta a cada ano. O principal motivo, é demonstrar à sociedade que atendem, todos os requisitos de um sistema de gestão da qualidade, avaliado como um dos melhores do país e do mundo.
Tendo em vista a importância da padronização e eficiência do funcionamento das organizações, a ONU (Organização das Nações Unidas) elencou até uma data especial, ‘O Dia Mundial da Qualidade’, comemorado em 14 de novembro. Contudo, uma das maiores referências para o surgimento e aperfeiçoamento da ISO 9001 é o CQI (Chartered Qualidade Institute), em funcionamento desde 1919.
Vale acrescentar que a certificação internacional beneficia diretamente empresas que buscam ou tenham parcerias internacionais. Além da parte estrutural, as recomendações da ISO 9001 criam um padrão comum que alimenta o espírito de cooperação nas equipes. Do mesmo modo, garante que os parceiros sigam o mesmo processo, facilitando o andamento de projetos conjuntos.
Rochele da Silveira Rios é docente no curso Técnico em Qualidade do Senac EAD e revela que a certificação ISO 9001 serve como um roteiro para consultores e empresas, já que avalia a totalidade dos sistemas de gestão da qualidade, em diferentes setores econômicos. “No entanto, vale destacar que as organizações buscam a certificação por motivos relevantes, como: exigência do cliente, mercado ou ainda, estratégia da alta direção“.
Além dos motivos citados pela especialista, a empresa que estiver em conformidade com a versão nacional da ISO 9001 (ABNT NBR), demonstra que criou processos de gerenciamento para oferecer o melhor nível de qualificação nos produtos, serviços e qualidades prestadas ao consumidor.
Como uma empresa pode obter a ISO 9001?
A docente do Senac EAD explica que para receber o certificado, é necessário implementar alguns requisitos normativos, como por exemplo: qualificação dos funcionários, criação e cumprimento de uma documentação padrão, e ainda, realizar uma auditória interna criteriosa. “Esses profissionais serão responsáveis por avaliar e diagnosticar os procedimentos desenvolvidos, identificar e gerenciar os pontos de melhoria, para então, ser contratada uma empresa de avaliação externa“, pontua.
A educadora reforça que o mapeamento dos processos de uma organização são a receita do sucesso para conquistar a tão desejada certificação. Por isso, estabelece uma trilha de aprendizado, a ser seguida:
- Integração da Equipe de Gestão
- Equalização de sistemas
- Treinamentos
- Monitoramento de Resultados (indicadores)
- Busca da Melhoria Contínua (aumento das metas)
Outro ponto apontado por Rochele é a praticidade de usar a metodologia PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir). Do mesmo modo, a educadora revela que equipes multidisciplinares são mais eficientes e análises críticas devem ser aproveitadas para criação de insights sobre melhorias.
Nesse sentido, a especialista esclarece que o Técnico em Qualidade tem um papel muito importante no processo de certificação: “o profissional reunirá conhecimentos dos principais requisitos normativos e as ferramentas de qualidade necessárias, para melhoria contínua do sistema de gestão“, esclarece.
Por fim, a docente do Senac EAD pontua que a gestão da qualidade é fundamental para a eficiência gerencial dos negócios. Portanto, a melhor maneira de colocar essas melhorias em evidência é com a certificação ISO 9001.
“É importante acrescentar que as empresas certificadas planejam as suas mudanças, analisam riscos e oportunidades, tomam ações para prevenir e corrigir falhas, observam a causa raiz dos problemas e estabelecem competência para cada função“, conclui.