Skip to content
Marcello Muniz

Marcello Muniz

Marcello Muniz é economista e mestre em Engenharia pela USP. Com 20 anos de experiência profissional, é perito judicial, atua como Analista de Negócios junto à Data Science Business Management (DBSM) e é professor de Economia junto à Unifaccamp (de Campo Limpo Paulista) e Faculdade Impacta de Tecnologia (FIT).

Atuou como pesquisador da Divisão de Economia e Engenharia de Sistemas do IPT (DEES), consultor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Analista de Projetos da Fiesp.

Apaixonado por temas relacionados a políticas públicas e economia, participou na qualidade de coautor de 13 livros, entre esses: Política Industrial (Jornal Valor Econômico), Outward FDI from Brazil and its policy context (Vale Columbia Center on Sustainable International Investment), Gestão da Inovação no Setor de Telecomunicações (Fapesp) e Ressurgimento da indústria naval no Brasil: 2000-2013 (projeto-Ipea-BID).

Amigo(a) leitor(a), agendas ambientais e sobre segurança pública estão e estarão no centro das discussões nas mídias, redes sociais e nos debates das eleições de 2026. Vamos abordar isso sob o ponto de vista da Ciência Econômica? Toda renda gerada é tributada, direta ou indiretamente. As políticas econômicas devem promover:<span …

Leitor(a), sabemos que a taxa de juro afeta o consumo e investimento produtivo; mas o que as políticas de gastos e financiamento do governo “têm a ver” com isso? Sabemos que juros elevados reduzem o consumo e investimentos produtivos. Importante destacar que investimentos aumentam a renda e o emprego hoje<span …

Amigo(a) leitor(a), já parou para pensar quais são as funções do governo, que quando votamos damos prioridade à certas dessas e que tais escolhas afetam os níveis de consumo e o investimento produtivo, atividade econômica e o ambiente dos seus negócios? Não duvide, tais temas estão diretamente relacionados ao desempenho<span …

Amigo(a) leitor(a), como meus demais colegas colunistas do JVN, acompanho e busco tratar de assuntos que tendem a afetar o desempenho dos seus negócios. Em meio às causas e efeitos provocados pelos “conflitos” recentes (1) Rússia-Ucrânia, (2) Hamas-Israel, com envolvimento da União Europeia e EUA e demais membros da OTAM<span …

Querido(a) leitor(a), infelizmente a “crise tarifária Brasil-EUA” tornou o cenário político e econômico, interno e externo, ainda mais incerto. Dentre inúmeros temas polêmicos relacionados ao assunto, dois se destacam: (1) insistência do Brasil na defesa da implementação da moeda única do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul,<span …

Leitor(a), o IBGE divulgou a inflação de maio/25 medida pelo IPCA. Essa foi de 0,26% e vem declinado, desde fevereiro. Embora tal tendência se verifique, há focos de pressão inflacionária, sobretudo no caso de alguns alimentos como café, habitação (1,19%) e saúde e cuidados pessoais (0,54%). No acumulado nos últimos<span …

Empreendedor(a), certamente seus negócios já sofreram devido à escassez de oferta de mão de obra qualificada. Embora a abrangência regional seja difusa, algumas iniciativas ganham relevo e devem estar no seu radar. Nesse artigo, apresento a relação entre o desempenho econômico, formação de mão de obra e três projetos orientados<span …

Olá, Leitor(a). Certamente você, como a maioria dos brasileiros, não está satisfeito com a instabilidade econômica e polaridade institucional e política. Estabilidade, crescimento e desenvolvimento social e econômico é o que desejamos. Isso se traduz em mais investimento produtivo, capacitação profissional, conjugada com aumento das oportunidades de emprego, geração de<span …

Amigo(a) leitor(a), é um choque na agenda econômica após o outro … mal dá tempo de “sacudir a poeira, após cada rasteira” … Confesso que pretendia tratar de temas relacionados a inflação no Brasil – um dos principais assuntos da agenda econômica desse ano. No entanto, mudei a pauta, pois<span …

Querido(a) leitor(a), sabemos que a gestão de fluxo de caixa (FDC) dos nossos negócios é essencial. Os juros e a inflação continuarão elevados (em fevereiro está foi maior desde 2003 e no acumulado em 12 meses essa ultrapassou 5% pela primeira vez, desde 2023), os consumidores estão cada vez mais<span …

2025 | Todos os direitos reservados a Jornal Visão de Negócios | Desenvolvido por Mokeka Publicidade