Estudo de caso – Companhia Aérea Ryanair
Em Dublin só dá ela. Foi fundada na Irlanda e é uma companhia aérea low cost, ou seja, de baixo custo que hoje oferece voos para 22 países na Europa.
O baixo custo está relacionado com o corte de serviços, a segurança é uma prioridade.
O espaço interno do avião é menor que os tradicionais, e os assentos não reclinam, não possui primeira classe no avião e você não pode escolher o seu assento, a não ser que pague por isso.
Não tem luxo, aliás, o foco é não ter conforto para ficar consumindo dentro de avião, já que tudo é cobrado, até água.
Eles vendem diversos itens, e aproveitam cada espacinho para divulgar seus produtos e serviços.
Bebidas, lanches, e uma novidade, passam com carrinho vendendo perfumes e cosméticos.
Mas esse post não é sobre dica de viagem, mas sim de empreendedorismo.
A Irlanda é uma ilha, no norte da Europa, conhecida pelos brasileiros como uma excelente opção para realizar intercâmbio, afinal, você pode estudar e trabalhar. Em 2022 existiam mais de 70 mil brasileiros morando lá. E não só brasileiros, mas jovens de todo o mundo residente na ilha.
Com um grande número de estudantes, oferecer opções baratas de viagem é uma excelente oportunidade de mercado que os empreendedores Christy Ryan, Tony Ryan e Liam Lonergan identificaram.
Lembre-se sempre de definir o seu público e criar um negócio focado nele.
E você, qual diferencial vai criar para a sua empresa?
Existem diversos diferenciais que uma empresa pode ter, e isso vai depender do seu setor e público. Listei alguns exemplos de diferenciais que você pode implementar em sua empresa.
Inovação: Desenvolver produtos ou serviços que sejam inovadores e atendam às necessidades dos clientes de maneira única.
Qualidade: Oferecer produtos ou serviços da mais alta qualidade, superando as expectativas dos clientes.
Atendimento ao cliente: Proporcionar um excelente atendimento ao cliente, com suporte eficiente e personalizado. Isso parece uma obrigação, mas pode ser o seu diferencial.
Preço competitivo: Oferecer preços mais competitivos em relação aos concorrentes, sem comprometer a qualidade. Para isso é fundamental um excelente planejamento financeiro.
Marca forte: Construir uma marca sólida e reconhecível que inspire confiança nos clientes.
Localização estratégica: Estar localizado em um local estratégico que facilite o acesso aos clientes ou se não estiver, ir até eles.
Personalização: Oferecer produtos ou serviços personalizados de acordo com as preferências únicas dos clientes.
Agilidade: Ser capaz de se adaptar rapidamente às mudanças no mercado e às exigências dos clientes.
Cultura empresarial única: Ter uma cultura corporativa que atraia e retenha talentos excepcionais. Já falamos sobre isso em outro artigo.
O diferencial da sua empresa pode ser uma combinação de vários desses fatores, e é importante identificar quais são os mais relevantes para o seu negócio e mercado e colocar em prática.
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.