Olá, pessoa empreendedora. Tudo bem por aí?
Imagine-se em uma selva. Não qualquer selva, mas uma onde o consumidor é o leão e você, o empresário, é um explorador audacioso. A missão? Construir uma marca que sobreviva ao teste do tempo, que atraia o leão para o seu lado e o mantenha por perto, sem que ele te devore no primeiro movimento em falso.
Você já sentiu aquela leve apreensão ao inserir os dados do seu cartão em um site desconhecido? Aposto que sim. E não é só você. A segurança, hoje em dia, é como uma trilha bem demarcada na selva densa do mercado. Sem ela, seus consumidores podem se sentir desprotegidos, perdidos, e, em última análise, buscar abrigo em outro lugar.
Não é à toa que 86% dos consumidores optam por marcas que julgam seguras. Eles querem saber que, ao escolher o seu produto, estão confiando em alguém que se preocupa com o bem-estar deles. É como aquele guia experiente que conhece todos os perigos da selva e sabe exatamente como evitá-los. E mais: 62% desses consumidores estão dispostos a pagar mais por essa segurança. Isso é um tesouro escondido esperando para ser explorado! Não se trata mais apenas de preço, mas de confiança.
Mas, atenção! Construir essa trilha segura não é o suficiente. É preciso saber onde seu leão-consumidor está caçando. Um estudo recente revelou que 87% dos brasileiros acompanham notícias diariamente, com destaque para o público acima de 60 anos, que é quase onipresente. Mas, o que você realmente precisa saber é que 29% desses consumidores ainda preferem a boa e velha mídia tradicional. Se você está tentando capturar a atenção do seu público com uma abordagem puramente digital, talvez esteja deixando uma boa parte dessa selva inexplorada.
Por outro lado, os jovens entre 18 e 29 anos são mais difíceis de rastrear. São os que menos se informam constantemente, mas quando o fazem, suas escolhas são diversificadas. Redes sociais, sites de notícias e até podcasts formam um ecossistema complexo onde suas mensagens devem estar. Portanto, conhecer o terreno é vital.
Imagine que você está construindo uma armadilha inteligente na selva. De um lado, você precisa criar uma marca que exale segurança, que proteja e cative o consumidor. Do outro, você precisa saber exatamente onde colocar essa armadilha, para que o leão a encontre, goste e se sinta seguro o suficiente para se aproximar. Caso contrário, ele continuará vagando pela selva e, eventualmente, encontrará outra armadilha melhor posicionada.
O mercado é implacável. Ele não espera por quem hesita ou por quem não está preparado. Conheça o seu consumidor. Entenda onde ele se informa, como ele pensa, o que ele valoriza. E, acima de tudo, construa uma marca que o faça sentir-se protegido. Porque, se você não o fizer, o mercado – com suas regras selvagens – certamente o devorará.
Até a próxima.
Sou um apaixonado por contar histórias e temperar as marcas das empresas que atendo. Sou graduado em Publicidade e Propaganda pela UNIFAAT, com pós-graduação em Marketing e Comunicação e especialização em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha, ambas pela Universidade Anhembi Morumbi. Possuo mais de 15 anos de experiência em comunicação e marketing. Atualmente sou sócio e Diretor de Criação na Mokeka Publicidade e professor universitário de Redação Publicitária no curso de Comunicação Social.