Pesquisa revela intenção de consumo elevada para a data, com destaque para vestuário, cosméticos, gastronomia e experiências afetivas
O Dia dos Namorados deste ano promete aquecer diversos setores da economia brasileira. Segundo levantamento do Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, 86% dos brasileiros em um relacionamento pretendem comprar presentes, e 45% deles devem gastar mais de R$ 200 entre compras e comemorações. A pesquisa ouviu 1.500 pessoas em todo o país.
Data impulsiona varejo e setor de serviços
O impacto da data vai além das lojas. De acordo com o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, o Dia dos Namorados é significativo também para o setor de serviços.
“A pesquisa demonstra que o Dia dos Namorados é muito celebrado, e do ponto de vista da economia tem uma especificidade, que é movimentar tanto o varejo, pela compra de presentes, quanto o setor de serviços, pelo alto volume de comemorações que envolvem experiências em restaurantes, cinemas e viagens. Ou seja, é uma data que movimenta muitos setores da economia”, destaca Meirelles.
Consumo diversificado e afetivo
A pesquisa mostra que o consumidor está disposto a ir além de um presente único: 50% mencionaram mais de uma opção de presente. Mesmo diante de um cenário econômico desafiador, muitos buscam formas de demonstrar afeto com criatividade e investimento emocional.
Roupas e acessórios lideram a lista de desejos, com 50% das menções, seguidos por chocolates (30%), calçados (25%) e cosméticos como perfumes e cremes (22%). Outros itens como flores, livros, cestas gourmet e até viagens também aparecem entre as opções.
Comemorações também estão nos planos
Além dos presentes, 88% dos brasileiros que estão em um relacionamento pretendem comemorar a data. A principal escolha é jantar ou almoçar fora (28%), seguida por passeios e cinema (26%) e refeições feitas em casa (20%). Apenas 12% afirmaram que não pretendem comemorar.
Compras ainda estão por vir
Apesar do alto índice de intenção de consumo, a maioria ainda não foi às compras: 69% dos entrevistados disseram não ter adquirido o presente, mas pretendem fazê-lo. Apenas 17% se anteciparam, enquanto 14% não têm planos de compra.