Abrir um novo negócio pode ser difícil por quais motivos?

Participei nos últimos três anos de diversos encontros em que pude falar com inúmeras pessoas por trás do CNPJ. E observei que, em via de regra, quem procurou um novo negócio estava em busca de atender uma necessidade pessoal.

Mas seria esse o ponto determinante?

A inquietação com o mercado para profissionais CLT ou PJ foram os argumentos que mais apareceram. E eles são perigosos se considerarmos a pouca ou ausência de uma educação financeira em nossas escolas.

No Brasil, somos forjados empreendedores. Mas não somos formados no mesmo sentido. Há muito pouco o que celebrar se considerarmos as oportunidades que anualmente são desperdiçadas por tantas empresas que fecham as portas. A educação financeira e empreendedora deveria fazer parte de um currículo mais extenso desde a base da nossa educação. Afinal, somos criados para ser independentes ou não?

Hoje, a disciplina Empreendedorismo existe em alguns cursos de graduação mas trata do tema de modo tão superficial que é incapaz de proporcionar, em apenas um semestre, o aguçar da visão necessária que um profissional desse ramo deveria ter. Neste sentido, seguimos sem o preparo de quem precisa assumir os desafios escolhidos.

Um erro estratégico muito comum é amparar-se e contar apenas com o suporte do time da franqueadora. Terceirizar a responsabilidade, não entendendo o que está acontecendo e como os processos poderiam e deveriam ser melhores roubam oportunidades que por vezes não se apresentam mais.

Investir é uma responsabilidade, é um passo que costuma gerar desconforto, medo. Mas se der medo, dê um passo ao lado e avalie se você possui todos os dados para seguir adiante. E, não deixe de contar com os cursos de treinamentos do Sebrae.

Antes de tomar qualquer decisão, avalie com calma. E, se preciso for, contrate uma consultoria externa que possa te trazer informações de modo independente. A expectativa mais importante é saber qual expectativa se pode ter no cenário do seu novo negócio, na sua região. Regiões diferentes geram demandas díspares com investimento maiores ou não.

O retorno tão esperado vem depois de muito trabalho, mas muito difícil nos primeiros longos 24 meses. Entender as condições do tempo e da estrada é um dos primeiros deveres de casa. Invista com segurança e navegue mais consciente dos percalços, pois alguns deles irão acontecer.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *