Pesquisa do ManpowerGroup aponta que 44% das companhias pretendem contratar, com destaque para os setores de Tecnologia da Informação e Energia

O mercado de trabalho brasileiro inicia 2025 com perspectivas positivas para novas contratações. De acordo com a Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup, 44% das empresas do país planejam ampliar suas equipes no primeiro trimestre do ano. Apesar da leve queda em relação ao trimestre anterior, quando o índice era de 45%, os números indicam um cenário de oportunidades para profissionais que buscam recolocação.

A expectativa líquida de emprego – medida pela diferença entre empresas que pretendem contratar e as que planejam reduzir seus quadros – ficou em +27%, cinco pontos percentuais abaixo dos +32% registrados no final de 2024. Ainda assim, o Brasil ocupa a 11ª posição no ranking global de países com maior intenção de contratações.

“Embora tenha havido uma leve diminuição na expectativa líquida de emprego em relação ao trimestre anterior, as perspectivas para o início de 2025 continuam otimistas. O primeiro trimestre costuma ser um período crucial para a contratação, e a confiança das empresas em expandir suas equipes reflete uma boa oportunidade para profissionais em busca de novos desafios”, afirma Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil.

Setores que mais devem contratar

Os setores com maior expectativa de contratação no Brasil são:

  • Tecnologia da Informação – 39%
  • Energia e Serviços Públicos – 35%
  • Finanças e Imobiliário – 33%
  • Serviços de Comunicação – 26%
  • Indústria e Materiais – 26%

Globalmente, o setor de Tecnologia da Informação segue liderando as intenções de contratação, com alta de dois pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. Na sequência, estão Finanças e Imobiliário (33%), Saúde e Ciências da Vida (27%) e Transporte, Logística e Automotivo (24%).

Destaques regionais: Paraná e Minas Gerais lideram contratações

A pesquisa também revelou as expectativas por região. O Paraná apresenta a maior intenção de contratações do país, com um índice de 32%, seguido pela cidade de São Paulo (30%), Minas Gerais (29%), estado de São Paulo (28%) e Rio de Janeiro (21%). As demais regiões registram, em média, 25%.

Cenário global: Brasil entre os destaques na América Latina

O estudo analisou 42 países e territórios e apontou que a expectativa líquida de emprego global é de +25% no primeiro trimestre de 2025. A América do Norte lidera com 32%, seguida pela Ásia-Pacífico (27%), América do Sul e Central (23%) e Europa, Oriente Médio e África (19%).

Os países com os melhores índices de contratação são Estados Unidos (+35%), Índia (+34%) e Costa Rica (+33%). Já os mercados com menor expectativa são Hong Kong (+6%), Israel (+8%) e Argentina (-1%), único país com projeção negativa.

Tendências para o mercado de trabalho

A pesquisa também comparou os resultados com o mesmo período de 2024. O setor de Serviços de Comunicação apresentou um crescimento expressivo de 11 pontos percentuais, enquanto Saúde e Ciências da Vida registrou a maior queda, de 46% para 18%. Já Tecnologia da Informação caiu de 45% para 39%, mantendo-se, no entanto, como um dos setores mais promissores.

Para Nilson Pereira, além do aumento das contratações, as empresas devem focar no desenvolvimento profissional e retenção de talentos. “A atração de novos colaboradores e os desafios para formar equipes têm sido temas centrais nas discussões do mercado. Nesse contexto, as empresas devem investir na qualificação e treinamentos, garantindo uma força de trabalho preparada para os desafios atuais”, conclui.

A pesquisa do ManpowerGroup entrevistou 40.413 empregadores em 42 países. No Brasil, 1.050 empresas participaram do levantamento.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *