Localizada em São Paulo e operando em todo o país, empresa pioneira em seu segmento apresenta solução para mitigação de riscos de crédito ao utilizar o celular do cliente como garantia

Primeira no mundo a possibilitar a vinculação do celular do cliente como garantia de pagamento em diversas operações de crédito, a Brelo é uma empresa brasileira que operou no modelo de negócios B2C de 2018 a 2021. A partir de 2022, ela focou no atendimento a uma demanda cada vez maior de instituições financeiras e empresas de crédito que buscavam por uma maior expertise que solucionasse seus os desafios de utilizar o celular como garantia de recebimento.

Fran Pasquini

A empresa consegue reduzir os riscos das credoras porque desenvolveu soluções de infraestrutura e tecnologia que contam com funcionalidades inovadoras, as quais permitem acesso e controle das capacidades do aparelho celular dado como garantia. “A Brelo é pioneira no uso do celular como garantia de crédito, e atualmente trabalha com bancos, financeiras, fintechs, administradores de cartão de crédito, varejistas e até agências de cobranças”, detalha Fran Pasquini, CEO e cofundador da Brelo. “A tecnologia e infraestrutura da Brelo permitem ao contratante mitigar o risco de suas operações de crédito, como EP, cartão de crédito, crediário e BNPL, ao aceitar o celular do cliente como garantia de pagamento, de forma segura e escalável“, complementa.

A tecnologia oferecida pela empresa realiza uma avaliação remota do aparelho celular, chamada de “Device Scoring” – que consiste na captura de informações do dispositivo analisado, a verificação de blacklists do aparelho, a redução de fraudes em bases próprias, públicas e privadas, a estimativa de valor do aparelho a partir de suas reais condições, a análise da relevância do aparelho para o usuário, a inspeção de sua condição e, ao final, a emissão de score de risco da utilização desse celular como garantia. Com estas informações, as instituições complementam as análises tradicionais para aprovar ou rejeitar o usuário.

Concluído este processo, e com a aprovação do parceiro contratante e do usuário do dispositivo, é instalado no celular um aplicativo locker (“Device Locker”) que, diante de inadimplência, efetua gradualmente o bloqueio total ou parcial das funcionalidades do aparelho, via Plataforma Web Brelo ou Plataforma API Brelo. 

A Brelo também desenvolveu uma solução tecnológica e de logística que permite aceitar a entrega do celular como meio de liquidação de eventuais débitos dos beneficiários de crédito, a “Device Recovery”. A partir da coleta e da venda instantânea do dispositivo a parceiros da Brelo, essa solução possibilita a recuperação de parte dos valores devidos por clientes inadimplentes com aparelhos bloqueados sem requerer nenhum esforço por parte da instituição parceira. A operação já tem provado que os usuários têm mais interesse em entregar o aparelho bloqueado do que refinanciar a dívida incorrendo em mais juros.

A proposta da empresa com essas soluções é permitir às empresas parceiras mitigar o risco e criar produtos de crédito mais acessíveis e menos burocráticos para qualquer pessoa que necessite – com segurança, confiabilidade e escalabilidade.

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