Rafael Franco, CEO da Alphacode, conta que este movimento pode reduzir custos e aumentar a flexibilidade da sua empresa

Com a busca constante de profissionais de TI por empresas no Brasil e no exterior, empresários e gestores têm optado por terceirizar as necessidades de seus projetos na área. Esse formato de contratação externa permite o acesso à talentos, além do melhor aproveitamento de suas habilidades, visto que o direcionamento ao profissional pode se tornar mais efetivo no cotidiano de suas demandas. 

Segundo a Grand View Research, o mercado de terceirização de TI foi avaliado em US$318,5 bilhões em 2020 e deve crescer 7,7% ao ano até 2028. Relatórios da Deloitte mostram que 72% das empresas que adotaram a terceirização de TI obtiveram ganhos significativos em eficiência e redução de custos. Além disso, a Statista prevê que os gastos globais com esses serviços ultrapassarão US$413,7 bilhões até 2025, destacando a importância da terceirização para a competitividade e inovação empresarial.

Para Rafael Franco, CEO da Alphacode – empresa responsável pelo desenvolvimento de apps para marcas como Habibs -, a contratação terceirizada de profissionais para o desenvolvimento de software não só colabora para suprir a demanda por talentos especializados, mas também oferece flexibilidade e acesso a uma gama de habilidades sem a necessidade de contratação interna, o que gera custos e burocracias. “Terceirizar uma equipe especializada em TI permite que as empresas acessem profissionais fora da curva, além de proporcionar flexibilidade para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado”, explica o executivo.

5 vantagens para apostar na terceirização de profissionais na empresa, segundo Franco:

  1. Acesso a expertise e experiência: Empresas especializadas possuem equipes de desenvolvedores com vasta experiência em projetos variados. Isso garante acesso imediato a habilidades avançadas e conhecimentos atualizados.
  2. Redução de custos e tempo: Terceirizar elimina a necessidade de um processo de recrutamento longo e dispendioso. Além disso, empresas especializadas já possuem processos estabelecidos que aceleram a entrega de projetos de alta qualidade.
  3. Foco no Core Business: Ao terceirizar o desenvolvimento, empresas de outros segmentos podem focar no seu core business, deixando o trabalho técnico para especialistas, o que resulta em maior eficiência operacional.
  4. Flexibilidade e escalabilidade: A terceirização permite ajustar a equipe de desenvolvimento conforme a demanda do projeto, proporcionando flexibilidade e escalabilidade que seriam difíceis de alcançar com uma equipe interna fixa.
  5. Garantia de qualidade: Empresas especializadas seguem padrões rigorosos de qualidade e possuem processos de testes robustos. Isso resulta em produtos finais mais estáveis e confiáveis.
Rafael Franco (foto: divuação)

Ainda segundo Rafael Franco, ao terceirizar o desenvolvedor de software, as empresas podem se concentrar em suas competências principais, enquanto uma equipe especializada cuida da inovação tecnológica daquele negócio. “Para empresas que ainda são reticentes a este formato de contratação, ferramentas de testes, entrevistas técnicas aprofundadas e a verificação de referências são métodos eficazes para assegurarmos a competência dos desenvolvedores que ficarão responsáveis por seus projetos”, completa. 

Com uma equipe externa especializada, as empresas podem enfrentar desafios complexos com mais agilidade, focar em suas áreas de expertise e responder rapidamente às demandas do mercado. Seguindo essas diretrizes, as empresas estarão melhor preparadas para formar equipes de alto desempenho, prontas para impulsionar a inovação e aproveitar as inúmeras oportunidades que o mercado tecnológico oferece.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *