Leitor(a), vamos lá. Desculpe a franqueza.
Há dois fatos irrogáveis na evolução de qualquer atividade humana relacionada ao funcionamento das atividades envolvendo a economia:
- A tecnologia pode mudar, mas as leis de funcionamento da economia não mudarão: se o preço do bem ou serviço aumentar a demanda sofrerá redução e vice-versa.
- A tecnologia sempre precederá a inovação: toda inovação tecnológica normalmente será precedida por uma forma de regulação.
Em todas as etapas da vida desempenhamos inúmeros “papeis” no tecido da sociedade. Somos filhos, muitos de nós serão pais, outros avós e alguns serão bisavós. Estudamos, formal ou informalmente, e passamos do aprender ao ensinar.
Em nossa trajetória trabalhamos, investimos e, por vezes, empreendemos.
Há também mudanças nos costumes e temos de estar preparados para aceitá-las.
Em toda a história houve mudanças de “costumes”, do que é “certo” ou “errado”, do que é “lícito”, “ilícito”, “permitido” ou “não permitido”.
Mas duvido que as Leis da Economia sejam revertidas ou revogadas. Preço e renda prevalecerão na escolha de consumo e produção.
Em uma economia cada vez mais alicerçada em estratégias de negócios baseadas no uso de estratégias de internet marketing* e uso de redes sociais você já parou para ir além?
A velha e boa teoria econômica não vai mudar!
Por essa razão, devemos estudá-las e revê-las.
Temos de reaprender a medir como os preços dos bens ou serviços, preços dos bens relacionados no consumo, renda e inúmeras outras variáveis afetam as decisões de consumo e vendas de bens e serviços.
Temos também de compreender os costumes independente de estereótipos.
O que acha de estudar e medir o impacto de algumas variáveis?
- Acesso à informação sobre a relação entre preço, renda dos consumidores e preço dos bens relacionados no consumo
- Taxa de Câmbio, juros e níveis de consumo
- Tributação sobre o consumo e tributação sobre a renda
- Impacto da regulação e entendimento sobre o poder dos lobbies (que influenciam as decisões e acesso à informação)
São variáveis da economia real, sem estereótipos, que movimentam os negócios.
Acompanhe aqui!
*Internet marketing: O marketing de internet, ou internet marketing, prevê uma série de ações específicas que fazem com que as informações sobre o seu produto ou serviço se espalhem pela web. O objetivo disso é atrair pessoas interessadas nos seus serviços e cultivar o interesse antes e depois da compra.
Marcello Muniz é economista e mestre em Engenharia pela USP. Com 20 anos de experiência profissional, é perito judicial, atua como Analista de Negócios junto à Data Science Business Management (DBSM) e é professor de Economia junto à Unifaccamp (de Campo Limpo Paulista) e Faculdade Impacta de Tecnologia (FIT).
Atuou como pesquisador da Divisão de Economia e Engenharia de Sistemas do IPT (DEES), consultor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Analista de Projetos da Fiesp.
Apaixonado por temas relacionados a políticas públicas e economia, participou na qualidade de coautor de 13 livros, entre esses: Política Industrial (Jornal Valor Econômico), Outward FDI from Brazil and its policy context (Vale Columbia Center on Sustainable International Investment), Gestão da Inovação no Setor de Telecomunicações (Fapesp) e Ressurgimento da indústria naval no Brasil: 2000-2013 (projeto-Ipea-BID).