Transformação é a palavra do momento.
Passamos por uma grande mudança na ordem mundial. Mudança cultural, política, econômica, organizacional e operacional. Parcerias estão se desfazendo e outras estão surgindo, cadeias produtivas e logísticas estão sendo redesenhadas.
Como tudo isso irá gerar uma inclusão digital e acesso às pessoas, aos países, aos estados e aos municípios as novas tecnologias?
Qual será o novo desenho geopolítico e econômico do mundo?
Temos que acompanhar, conhecer e entender o que está acontecendo, porém, já sabemos haverá mudanças profundas no cenário atual.
As “terras raras” estão gerando uma nova disputa de poder e redesenho geopolítico, conferindo notoriedade e destaque a diversos países, visto que seus minerais são essenciais para a indústria de alta tecnologia, como robótica, automação, telecomunicações, veículos elétricos, aeroespacial, entre outros setores.
Com todo este cenário e com a atual composição econômica da nossa região, podemos participar deste jogo de xadrez, transformando Atibaia e toda a nossa região em um importante ecossistema de inovação e tecnologia, conectando todos os stakeholders e estruturando as cadeias produtivas que se formam.
Para que isso aconteça é fundamental um trabalho conjunto, integrado, planejado, pois há muitas ações dispersas e importantes que, porém, precisam ter uma sequência e acontecerem de forma ampla e completa.
Temos a capacidade de nos consolidar como um novo centro regional de pesquisa e desenvolvimento, promovendo a inovação e avanços tecnológicos.
Gerar dados e usar sistemas requer conectividade e interoperabilidade para obter informações úteis. Assim, podemos usar a tecnologia para criar e gerir um polo de oportunidades, negócios e capacitação profissional. Isso permitirá que a iniciativa privada e o poder público proponham desafios, envolvendo a comunidade acadêmica, startups e empreendedores.
Será possível testar, errar, pivotar e implementar inovações, além de desenvolver novas tecnologias. Isso pode significar uma verdadeira transformação digital.
O que vocês acham? Podemos construir este caminho juntos?
Acreditamos que, com um esforço colaborativo, é possível criar um ambiente fértil para a inovação e o desenvolvimento tecnológico. A chave para o sucesso está na união de forças entre o setor privado, o governo e a academia, cada um trazendo sua expertise e recursos para a mesa.
Além disso, é crucial investir em educação e capacitação contínua, preparando as pessoas para as demandas futuras do mercado de trabalho, desenvolvendo os soft skills. Programas de treinamento, workshops e parcerias com instituições de ensino podem proporcionar as habilidades necessárias para impulsionar nossa região, os hard skill.
Por fim, devemos também focar na sustentabilidade, garantindo que o crescimento tecnológico e econômico seja alinhado com práticas voltadas a sustentabilidade. Somente assim poderemos construir um legado duradouro e positivo para a atual e, também, para as próximas gerações.
Vamos trabalhar juntos para transformar nossa visão de futuro em realidade e fazer de nossa região um verdadeiro exemplo de inovação e progresso.
Este texto tem o objetivo de enfatizar a relevância de um esforço coletivo e integrado para transformar Atibaia e região em um ecossistema de inovação e tecnologia. Isso envolve o desenvolvimento de um centro regional de pesquisa e desenvolvimento, visando adaptar-se ao novo cenário regional, nacional e mundial.
Creia! Confie! Vamos construir juntos.

Empreendedor-raiz e com uma experiência de mais de 30 anos em gestão, Adilson é administrador de empresas, pós-graduado em Docência para a Educação Profissional Tecnológica (EPT) pelo IFSP. Já atuou em cargos de gestão tanto em empresas da iniciativa privada quanto em gov-techs, tendo sido determinante para a criação do programa Conecta, além do reconhecimento de Atibaia como Arranjo Produtivo Local (APL) em Agronegócio e TI. Com uma ampla experiência como palestrante e professor, acredita que a educação agrega valores de excelência na transmissão de conhecimentos, possibilitando o desenvolvimento humano e tecnológico focado nas necessidades e dores da sociedade.