Pesquisa revela importância do debate sobre o tema e distância entre o consumidor e ações sustentáveis
Mesmo com o crescente apelo por responsabilidade socioambiental, 71% dos brasileiros ainda não sabem o que é ESG. A constatação vem do estudo inédito ESG pelo olhar do consumidor, realizado pelo Instituto QualiBest, que analisou a percepção do público sobre práticas ambientais, sociais e de governança no meio corporativo.
Apesar da falta de familiaridade com o termo, a pesquisa revelou que, ao compreenderem o conceito, 89% dos entrevistados o consideram essencial para a atuação das empresas. Entre os temas de maior interesse, lideram Educação, Igualdade Social e Cultura.
Temas ESG mais valorizados
De acordo com Fábia Silveira, gerente de atendimento do Instituto QualiBest, o estudo mostra uma maior sensibilidade do público a temas cotidianos e visíveis, enquanto outros, como diversidade e governança, ainda enfrentam barreiras de compreensão.
“Esses dados revelam a prevalência de questões que já estão mais vinculadas ao cotidiano do debate público, em detrimento a outras que ainda dependem de um aprofundamento maior da discussão como, por exemplo, D&I, Governança e Feminismo”, analisa.
Quase 30% dos entrevistados afirmaram “não se interessar” pelo tema “Feminismo”, indicando um possível distanciamento sobre a importância do papel da mulher na sociedade.
“Para a transformação social acontecer, é preciso antes melhorar o entendimento e despertar o interesse das pessoas para o debate sobre temas de primeira importância”, conclui Silveira.
Medida de atratividade e ações mais valorizadas
Utilizando técnicas estatísticas como TURF e MaxDiff, o levantamento identificou que apenas uma ação ESG bem escolhida já pode impactar até 70% dos consumidores. Com três ações combinadas, esse alcance sobe para 96%, mas mais do que isso não gera incrementos significativos.
Entre as ações mais valorizadas estão: garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, reduzir emissões de gases de efeito estufa e promover diversidade e inclusão.
“É bastante curioso ver como temas relacionados ao ambiente de trabalho despertam interesse. Saudabilidade, segurança, respeito e valorização ainda são pautas pouco resolvidas nas empresas”, observa Silveira.
Segmentação por setor e aderência do público
A pesquisa também analisou a aderência de ações ESG por segmento. Empresas extrativistas, por exemplo, têm melhor desempenho com iniciativas ambientais, enquanto indústrias alimentícias ganham destaque com práticas voltadas ao bem-estar dos funcionários. Já no setor de bebidas alcoólicas, ações ambientais e sociais têm peso semelhante na percepção dos consumidores.
Silveira destaca um potencial ainda pouco explorado pelas empresas:
“É raro ver ações amplamente divulgadas que envolvam o ambiente de trabalho, um dos aspectos mais valorizados pelos internautas. Vemos aqui uma grande oportunidade para as empresas se conectarem com o público por meio de iniciativas com alto impacto e visibilidade.”