Atividades contemplam um bate-papo sobre diversidade de gênero, sexual e saúde na 6a feira (22) e uma oficina de Kintsugi para iniciantes no sábado (24); as vagas são limitadas

As memórias da comunidade LGBTQIAPN+ são fundamentais para compreender a luta por direitos civis, igualdade e respeito. Com objetivo de oferecer oportunidades para refletirmos sobre a construção da democracia de seus agentes, nos dias 22 e 23 de setembro, o Museu Municipal Oswaldo Russomano recebe bate-papo e oficina de arte japonesa.

No dia 22 de setembro (sexta-feira), às 19h, acontece um importante bate-papo sobre diversidade de gênero, sexual e saúde, tópicos importantes que afetam a vida de muitas pessoas em todo o mundo. O encontro será mediado por Gabriel Nascimento, Agente de Prevenção do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA).

Já no sábado, das 10h às 15h, acontecerá a oficina de Kintsugi para iniciantes. As vagas são limitadas, e para reservar o seu lugar é necessário preencher o formulário de inscrição, disponível no site https://forms.gle/YaK53MRvTkwNhu8q8. A atividade é gratuita e indicada para público LGBTQIAPN+ a partir de 16 anos.

A qualificação, ministrada pela artesã Luciana Barbosa, é uma arte japonesa de reparar uma cerâmica quebrada com laca espanada ou misturada com pó de ouro, prata ou platina, método semelhante à técnica maki-e. Além da oficina, haverá uma roda de conversa com Atílio Nory sobre pensares e as cicatrizes da vida.

Com o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, a atividade integra a programação gratuita da 17ª Primavera dos Museus, uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.

O Museu Municipal Oswaldo Russomano fica na R. Cel. João Leme, 520 – Centro, Bragança Paulista – SP, 12900-160

*Fonte: Prefeitura de Bragança Paulista

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *