Por muitos anos os profissionais de RH viam com receio o currículo de candidatos que tinham atividades muito diversas em suas carreiras. É o exemplo de profissionais que atuaram como coordenadores de uma linha de produção, depois como “chefs” de cozinha e logo na sequência como gerentes comerciais. Inicialmente pode parecer estranho, mas hoje sabemos que isso tem nome e que essas pessoas têm um maior nível de empregabilidade, sendo a cada dia mais desejadas pelo mercado.
Um pouco de mitologia para entender quem foi Proteu e porquê carreira Proteana. Proteu, na mitologia grega, foi um dos primeiros deuses, associado aos rios e aos mares. Filho de Poseidon e Fenícia, também era considerado o deus da “mudança”, um ser transmorfo que tinha o dom da mudança. Proteu poderia se transformar no que quisesse. Era reverenciado como profeta, pois também tinha o dom da premonição, o que atraía o interesse dos que queriam saber sobre o futuro e o próprio destino.
Para quem conhece a história da Guerra de Troia, Proteu aparece nos discursos de Menelau, que relata ao seu filho, Telêmaco, que ele descansou na ilha de Pharos – que mais tarde se tornou a cidade de Alexandria. Lá ele encontrou Proteu, que ao sair da água, assumiu várias formas – como um leão, uma serpente, um leopardo, um porco e até a forma de uma árvore. Conseguindo capturar esse ser mitológico, Menelau teve a oportunidade de saber sobre o futuro da batalha de Troia através dos dons de Proteu.
A reflexão que fazemos é que, por essência, Proteu só conseguia ser Proteu, quanto menos Proteu ele fosse, uma vez que sua natureza era adotar outras formas. Desta forma, o nome “carreira proteana” foi dado em homenagem a essa capacidade que esses profissionais possuem de transacionar suas carreiras de diferentes formas, mas levando consigo os aprendizados e competências de cada experiência adquiria.
Atualmente o mundo corporativo percebe esse tipo de profissional como valiosos para lidar sob pressão e ainda para abrir possibilidades para várias mudanças laterais e verticais que se apresentam na carreira.
O conceito é interessante e explica porque alguns profissionais, apesar de terem bons resultados em suas funções, decidem mudar de área de atuação, abrir um negócio, retornar ao CLT e agregar novos desafios, experiências e realidades em suas vidas.
Para você que se identifica uma carreira diversa e não sabia o que exatamente isso significava, saiba que você tem lugar ao sol e que o mercado busca profissionais cada vez mais capazes de lidar com esse nosso mundo em transformação.
Executivo de RH e Coach Executivo de diretores, VP’s e CEO’s de empresas nacionais e multinacionais, atendendo clientes em 13 países. Foi executivo de RH de uma das maiores empresas de bens de consumo do país, já desenvolveu mais de 38.000 profissionais ao longo dos seus 24 anos de carreira. Formado em Relações Públicas pela PUCCAMP, pós-graduado em Consultoria de Carreira pela FIA/USP e com 5 certificações internacionais em PNL e Coaching Integrado. Marcos é referência em Carreira e Gestão em veículos como: Valor Econômico, InfoMoney, G1, Yahoo Finance, Globo/EPTV, SBT, Você S/A, TV Bandeirantes, Nova Brasil FM, Carreira & Negócios entre outras, tendo mais de 120 matérias publicadas.