Por muitos anos os profissionais de RH viam com receio o currículo de candidatos que tinham atividades muito diversas em suas carreiras. É o exemplo de profissionais que atuaram como coordenadores de uma linha de produção, depois como “chefs” de cozinha e logo na sequência como gerentes comerciais. Inicialmente pode parecer estranho, mas hoje sabemos que isso tem nome e que essas pessoas têm um maior nível de empregabilidade, sendo a cada dia mais desejadas pelo mercado.

Um pouco de mitologia para entender quem foi Proteu e porquê carreira Proteana. Proteu, na mitologia grega,  foi um dos primeiros deuses, associado aos rios e aos mares. Filho de Poseidon e Fenícia, também era considerado o deus da “mudança”, um ser transmorfo que tinha o dom da mudança. Proteu poderia se transformar no que quisesse. Era reverenciado como profeta, pois também tinha o dom da premonição, o que atraía o interesse dos que queriam saber sobre o futuro e o próprio destino.

Para quem conhece a história da Guerra de Troia, Proteu aparece nos discursos de Menelau, que relata ao seu filho, Telêmaco, que ele descansou na ilha de Pharos – que mais tarde se tornou a cidade de Alexandria. Lá ele encontrou Proteu, que ao sair da água, assumiu várias formas – como um leão, uma serpente, um leopardo, um porco e até a forma de uma árvore. Conseguindo capturar esse ser mitológico, Menelau teve a oportunidade de saber sobre o futuro da batalha de Troia através dos dons de Proteu.

A reflexão que fazemos é que, por essência, Proteu só conseguia ser Proteu, quanto menos Proteu ele fosse, uma vez que sua natureza era adotar outras formas. Desta forma, o nome “carreira proteana” foi dado em homenagem a essa capacidade que esses profissionais possuem de transacionar suas carreiras de diferentes formas, mas levando consigo os aprendizados e competências de cada experiência adquiria.

Atualmente o mundo corporativo percebe esse tipo de profissional como valiosos para lidar sob pressão e ainda para abrir possibilidades para várias mudanças laterais e verticais que se apresentam na carreira.

O conceito é interessante e explica porque alguns profissionais, apesar de terem bons resultados em suas funções, decidem mudar de área de atuação, abrir um negócio, retornar ao CLT e agregar novos desafios, experiências e realidades em suas vidas.

Para você que se identifica uma carreira diversa e não sabia o que exatamente isso significava, saiba que você tem lugar ao sol e que o mercado busca profissionais cada vez mais capazes de lidar com esse nosso mundo em transformação.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *