Olá, pessoa. Tudo bem?

Uma sigla muito conhecida no mundo dos negócios é o ROI – return on investiment, ou retorno sobre o investimento. Em outras palavras, o retorno financeiro que é calculado sobre ao valor investido sobre uma determinada ação feita. Ele é uma medida de desempenho usada para avaliar a eficiência de um investimento ou comparar a eficiência de vários investimentos.

Mas, antes de falar do retorno sobre os investimentos em publicidade, quero apresentar alguns dados do setor.

Quanto vale um real investido em publicidade?

Henry Ford certa vez disse: “Se eu tivesse um único dólar, investiria em publicidade”. E você sabe quanto cada real investido em publicidade retorna para a economia?

O CENP (Conselho Executivo de Normas-Padrão) solicitou à consultoria Deloitte para realizar um estudo sobre o impacto da indústria da publicidade na economia. O estudo mostrou que, em 2020, cada real investido gerou R$ 8,54 na economia brasileira. Além disso, o setor gera mais de 435 mil empregos diretos e indiretos. Ou seja, a indústria da publicidade representa 6% do PIB nacional. 

Outro fator importante, tanto para a economia quanto para a sociedade, é o financiamento dos meios de comunicação – o que permite a liberdade de imprensa aos veículos, um importante pilar para a democracia. E mais: permite a promoção da cultura, da educação e do entretenimento, além de promover a competitividade entre as empresas. 

O retorno sobre o investimento para a marca

Em comunicação, o retorno sobre o investimento é um assunto muito discutido. Os anunciantes e as agências buscam fazer o máximo com os valores disponíveis. Entretanto, tudo está relacionado ao objetivo da marca. Para cada objetivo, uma estratégia diferente e uma maneira diferente para aferir o resultado.

Visto dessa maneira, o retorno sobre o investimento em publicidade não é uma tarefa simples. Afinal, partindo do pressuposto que uma empresa, a princípio, precisa construir a sua marca, terá dificuldade em calcular o retorno sobre as vendas em um curto período de tempo. Em outras palavras, o retorno em vendas que a empresa terá durante esse período será baixo. Dessa maneira, entender qual é o objetivo central é primordial para calcular o ROI.

Porém, uma coisa é preciso ser lembrada: qualquer investimento feito em comunicação terá um retorno. Seja em aumento de vendas ou em lembrança da marca. Claro, desde que o trabalho do mix de marketing seja bem feito. Afinal, o resultado em comunicação pode não ser percebido de um hora para outra, mas com o passar dos tempos será possível verificar o quão forte a sua marca está e o quanto de retorno ela está trazendo para a sua empresa.

Até a próxima.

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