O tempero que dá sabor

A sua mãe já dizia: não é porque o seu amigo faz que você vai fazer também, não é mesmo? Então, por que você quer criar os mesmos anúncios que o seu concorrente?

O tempero realça o aroma de um alimento. Posso dizer que o tempero é a criatividade que as empresas precisam para destacar seus produtos e apresentar seus diferenciais.

Você já deve ter visto um anúncio e pensado: caramba, que sacada legal! Anúncios criativos são aqueles que entram para a cultura popular. E posso citar alguns exemplos simples: “Desce redondo”, “Mil e uma utilidades”, “A dor sumiu”. Eu nem preciso dizer de quais marcas são esses slogans — só de ler, você já sabe.

Essas marcas conseguiram se conectar com seus consumidores porque souberam utilizar o tempero certo. E o mesmo vale para qualquer marca. É usando a criatividade que conseguimos nos destacar e atrair os olhares dos consumidores.

É dando o tempero certo que os nossos produtos chamam a atenção na gôndola. É sendo criativo que ficamos na lembrança dos nossos clientes.

Isso se reflete nos dias atuais. Com o avanço da tecnologia, tornou-se muito mais difícil conversar com o consumidor. Afinal, todos os dias somos impactados por zilhões de bits e bytes de conteúdo. E, para que os nossos produtos sejam percebidos, precisamos ser criativos e aplicar o tempero certo nos nossos anúncios.

Mas, além de criatividade, os anúncios precisam entreter. Por que você acha que a dancinha no TikTok ou aquele vídeo engraçadinho no Instagram fazem tanto sucesso? Porque eles entretêm. Esses conteúdos têm o tempero do povo brasileiro: criatividade e humor. E essas são características de bons anúncios. Porém, não saia por aí fazendo dancinhas sem propósito. Use a criatividade — e o bom senso — para se diferenciar.

Entretanto, muito cuidado: um tempero mal dosado pode estragar a receita. Em outras palavras, criatividade sem estratégia pode afastar o público.

Muitas marcas buscam ser criativas. Algumas conseguem aplicar o tempero certo; outras, com medo de errar, não se arriscam. Uma dica que dou para acertar na criatividade é ser honesto com a sua audiência. E a honestidade passa pela missão, visão e valores da empresa. Sabendo respeitar esse tripé, as chances de errar na criatividade são mínimas.

Além dessa dica, é importante conhecer o seu consumidor, o seu público-alvo. Compreender quem são as pessoas para as quais você pretende vender o seu produto, ajuda na dosagem da criatividade. Uma vez que a sua marca conhece o seu público, fica mais fácil testar diversas abordagens criativas e analisar aquela que trará melhores resultados.

Outra abordagem que pode ser utilizada é o uso do brainstorming. A tempestade de ideias que, de forma colaborativa, ajuda a marca a usar outros temperos, além dos triviais.

Pense em como a sua marca pode ser mais criativa e se destacar em meio à avalanche de informações que recebemos diariamente. Esqueça um pouco o resultado final e comece a contar boas histórias. Afinal, o tempero criativo de cada empresa a torna querida e desejada, pronta para ser levada para casa.

E agora, está pronto para tornar a sua marca inesquecível usando mais criatividade e entretendo a sua audiência?

Até a próxima!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *