Tornar-se um empresário do ramo de franquias requer muito estudo. De certo, não é uma das atividades mais prazerosas ou fáceis. Ilude-se quem, pelo sonho comprado a qualquer preço, entende que adquirir um formato é passar ileso pela necessidade de prová-lo na prática. Empreender, em qualquer segmento, é saber lidar com questões analíticas que exigem cada vez mais um envolvimento especializado.
A prática de um sonho requer que acordemos do mesmo. Esse ponto é um fator decisivo para que algumas empresas possam produzir aquilo para o qual foram desenhadas. A parte criativa, a ideia, sim, é importante. Mas os processos, o entendimento do negócio e seus limites de aplicação são fatores que podem ilustrar e demonstrar que – em algumas realidades – aquele modelo pode exigir um pouco mais de empenho.
Provar-se, na prática, é ser capaz de traduzir em resultado os planejamentos realizados. Mas será que planejamos de verdade? O cotidiano roubou de muitos de nós a percepção fria dos acontecimentos. Nossos olhares se tornaram apressados e orientados a números. Mas para quais estamos olhando?
Não ter um norte definido é negligenciar as análises que qualquer empreendimento precisa. Quando estiver por empreender, apaixone-se pelo seu projeto. Seja capaz de vivenciar as experiências e os limites dele. Mas seja, também, capaz de ser o seu maior crítico.
Prepare-se para os momentos que podem chegar, e para aqueles que você deseja viver. Sim, são situações diferentes. E para extrair o melhor de cada um é importante que você nunca negligencie as respostas que por ventura encontrar. Por vezes, a necessidade do sucesso não enxerga as capacidades e as oportunidades em cada esquina. Lembre-se de onde partiu e onde queres chegar sempre para que toda caminhada siga fazendo sentido. Mas, sempre que precisar, refaça seus próprios caminhos. E comece de novo. Um novo você para uma nova experiência

Empresário no Segmento de Franquias com experiência em Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.