Da Redação. Por Elaine Lina.

Na volta do Papo de Sábado, conversamos com Adriane Andreo – publicitária, empresária, cantora e atual presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) Atibaia

JVN: Adriane, você nasceu em São Paulo, mas desde criança visitava Atibaia, não é mesmo? Conte sobre essa sua relação com Atibaia e quando aconteceu sua mudança para a cidade.

Adriane Andreo: Isso mesmo, eu nasci em São Paulo, capital, mas vinha para Atibaia desde pequena porque meus avós paternos sempre tiveram sítio aqui. Inclusive, hoje esse sítio é fonte de renda e emprego – se chama Florescer do Vale, e o locamos para eventos, casamentos e também para finais de semana. Mas minha mudança para cá se deu já na fase adulta, há cerca de 17 anos. Eu simplesmente não aguentava mais morar em São Paulo. Já havia sido assaltada em minha loja no bairro das Perdizes, assaltada no farol, e não aguentava mais o trânsito caótico. Passei a ter quase que pânico de trânsito. Chorava dentro do carro às vezes. Então dei um basta nisso tudo e vim para cá. Desde então eu amo morar em Atibaia.

JVN: E quais foram as principais influências familiares que contribuíram para formar sua personalidade e também a sua decisão de empreender – considerando sua trajetória desde São Paulo até Atibaia?

Adriane com a família, no Natal de 2024 (foto: arquivo pessoal)

Adriane Andreo: Ah, de uma forma geral, toda minha família contribuiu para minha formação como pessoa. Mas com certeza meus avós e meu pai me marcaram de uma forma especial. Meu avô paterno era um homem muito sagaz. Com pouco estudo construiu um patrimônio relevante. Ele sempre estava trabalhando ou pensando em fazer algo… Raramente eu o via descansando. Minha avó, hoje com 97 anos, sempre foi uma mulher muito forte e resolvida, jamais gostou de esperar – ela sempre ia lá e resolvia. E meu pai é um homem muito inteligente, pró ativo, e sempre me incentivou a ter o meu próprio caminho. Ele sempre me dizia: ‘eu te educo para você não depender de ninguém’.

JVN: E quando foi que o bichinho do empreendedorismo picou você?

Adriane Andreo:  Puxa, eu sou empreendedora desde pequena (risos). Eu já vendia borrachinhas cheirosas e papel de cartas, que minha tia trazia do Paraguai. Já tive loja de decoração em São Paulo, ou seja, desde sempre tive essa alma empreendedora. Portanto, não houve uma transição de fato, é algo que sempre fez parte de mim.

Com a ‘filha’ pet, Blueberry

JVN: Entendo. E hoje em dia, como é sua vida em Atibaia? Você é casada, tem filhos, pets? Compartilhe um pouco sobre sua família e como eles fazem parte do seu dia a dia.

Adriane Andreo: Eu estive casada por 15 anos, mas nos separamos no final de 2024. Foi um casamento de muito sucesso. Durante esta estrada construímos a nossa empresa, a Expert Blenders Café, que hoje é um empreendimento de sucesso e reconhecido regionalmente por sua qualidade. Meus filhos são os de quatro patas…e não vivo sem eles. E para completar, tenho cinco lindos sobrinhos que me enchem de orgulho e de amor.

Adriane no batizado do sobrinho e afilhado, Lucas Andreo Dantas (foto: arquivo pessoal)

JVN: Vamos recordar um pouco sua trajetória profissional: você atuou em diversos nichos da comunicação, não foi? Poderia compartilhar alguma experiência marcante desses anos e como eles a prepararam para os desafios de empreender em uma nova cidade?

Adriane Andreo: Puxa vida, sim. Eu trabalhei em agência de publicidade, rádio, TV – já tive programa de TV,  inclusive fui apresentadora por quatro anos -, assessoria de imprensa, enfim. Transitei bastante na área. Um dos fatos mais marcantes foi trabalhar na cobertura do enterro do Ayrton Senna. Nesta época eu ainda morava em São Paulo e trabalhava na equipe de jornalismo da Rádio Bandeirantes AM. Lembro que nesse dia, apesar de tristeza, tive que me concentrar no meu trabalho e levar da melhor maneira as informações ao público que estava em casa assistindo. Mas ao chegar em casa, eu desabei a chorar. Eu vejo que essa lição serve para a vida: você pode estar diante de uma grande perda ou dor, porém, o seu foco não pode mudar ou enfraquecer – você tem que se manter firme em seu objetivo.

JVN: E como você equilibra sua vida profissional com momentos de lazer e relaxamento – quais são seus passatempos favoritos?

Adriane Andreo: Nossaaaaa…eu sou muito interessada em várias coisas: adoro jardinagem, caminhadas ao ar livre, passeios culturais, viajar. Outra coisa: se vejo uma peça velha jogada na rua, eu gosto de pegar, reformar e dar uma utilidade diferente para ela. Também adoro estar em casa com meus pets, e música é parte da minha alma, então escutar música, tocar bateria, piano ou simplesmente estudar as letras da minha Banda Alfa Quatro, são passatempos que amo e que me enriquecem.

JVN: Uma banda? Então você também tem um lado artístico forte. Conte mais sobre isso. Como surgiu a banda, qual o estilo dela e quem faz parte?

Adriane e seus companheiros da Banda Alfa Quatro (foto: arquivo da banda)

Adriane Andreo: Pois é! A banda surgiu em julho de 2022, incialmente se chamava Alfa 6 e sou uma das fundadoras. Agora em 2025 fizemos uma remodelação de estilo de banda e de repertório e ela passou a se chamar Alfa Quatro – porque somos eu (vocalista e, como dizemos, ‘frontwoman’ da banda); o Robson Souza na bateria e no vocal; o Lucas Cunha na guitarra e o Alexandre Favero no baixo. Costumo dizer que a Alfa Quatro é uma banda ligada à emoção. Trazemos músicas da nossa memória afetiva, ou seja, sucessos dos anos 80 e 90, nacionais e internacionais, fazem parte do nosso repertório. Os estilos acabam se misturando um pouco, pois a Alfa Quatro gosta de cantar aquilo que encantou essa geração 80/90. Sendo assim, vamos de Shania Twain a Pitty, de Tears For Fears a Grease, com John Travolta e Olivia Newton John. Resumindo: a Alfa Quatro traz uma festa completa em seu repertório. A principal ideia: levantar o público para interagir, dançar e se divertir muito!

JVN: E como o público pode conferir o som da Alfa Quatro? Onde e com que frequência vocês se apresentam?

Adriane Andreo: A Alfa Quatro começou se apresentando em bares e pubs da região de Atibaia. Tocamos também em hotéis, como o Bourbon Resort Atibaia; em eventos corporativos e até mesmo em festas particulares, como casamentos e aniversários. E o fato de o repertório ser diverso nos permite atender a um público muito variado. Para conferir nossa agenda é fácil – compartilhamos tudo pelo perfil da banda no Instagram, o @banda.alfaquatro.

Banda Alfa Quatro em apresentação (foto: arquivo da banda)

JVN: Adriane, falando um pouco da sua formação, o que te levou a cursar Publicidade e Propaganda e como essa escolha tem influenciado sua trajetória profissional, especialmente ao se estabelecer e empreender aqui em Atibaia e região?

Adriane Andreo: Eu sempre fui atraída por imagens, suas composições e a ideia de como certas coisas podem ser divulgadas. Quando vou ao cinema, uma das coisas que mais amo é ver os filmes publicitários em tamanho gigante, eu simplesmente adoro! A publicidade está em tudo que fazemos. Até mesmo quando estamos nos apresentando para alguém estamos, de certa forma, ‘vendendo’ nossa imagem. Em São Paulo eu trabalhei em várias agências de publicidade, porém ao vir para Atibaia me concentrei mais na área de eventos, a princípio. Depois em 2009, já na Expert Blenders Café, pude desenvolver toda a estratégia de marketing da marca. Todas as embalagens dos produtos da marca, vídeos publicitários, mídias sociais, materiais impressos, uniformes da equipe, sinalização dos carros, decoração temática das lojas, brindes, enfim, tudo que leva a marca da empresa, foram desenvolvidos por mim. Em resumo, Expert Blenders foi algo muito enriquecedor em minha vida, pois como empresária pude ter noção de todos os setores de uma empresa, suas dificuldades e suas benesses também, claro.

Adriane com a apresentadora do Link Vanguarda, Talita França (foto: arquivo pessoal)

JVN: A Expert Blenders então foi seu primeiro – e, até o momento, mais importante – empreendimento em Atibaia, correto? Como é trabalhar com cafés especiais, quais foram os principais desafios no início da empresa, considerando o mercado local?

Adriane com lançamentos da Expert Blenders (foto: arquivo pessoal)

Adriane Andreo: Trabalhar com café é ao mesmo tempo encantador e um grande desafio. No início tivemos que formar um público consumidor, pois o grande negócio da Expert Blenders são os cafés gourmet e especiais, e grande parte dos consumidores não estava preparado para isso lá atrás, em 2008. Durante todos esses anos o maior desafio para mim era mostrar para o consumidor que café não é tudo igual. O café é uma fruta linda, que se bem manejada, colhida da forma correta, com torra adequada, se torna uma bebida incrível e que não necessita nem mesmo de açúcar, pois o café de qualidade não possui amargor.

JVN: E o que você pode dizer sobre sua visão e as estratégias que usou para tornar a Expert Blenders reconhecida regionalmente em Atibaia?

Adriane Andreo: Olha, foi um trabalho árduo, de formiguinha, quase que uma catequização de cada consumidor. Cada cliente que entra na loja, pois isso acontece até hoje, é abordado com toda simpatia e lhe é oferecido um espresso e, logo após, havendo interesse, lhe são explicadas as diferenças entre os cafés. Neste formato de atendimento fomos formando um público diferenciado, que não existia em Atibaia até então.

 JVN: Imagino que esse segmento de negócio propicie – se não, exige – uma interação muito grande com o público. E, associando isso ao seu perfil de comunicadora e artista, podemos concluir que sua veia para o networking e as relações institucionais também sempre foi muito presente na sua vida profissional, correto?

Adriane Andreo: De fato. E o que também contribuiu muito em relação à rede que fui construindo ao longo dos anos foi ter participado, por exemplo, do COMTUR. Eu cheguei a ser presidente deste Conselho e prezo demais pelo turismo de nossa cidade.

JVN: Falando em Conselhos – hoje você está à frente do CMEC Atibaia – que é o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura, e que juntamente com a ACIA integra a FACESP e a CACB – e por algum tempo chegou a conduzir as duas instituições simultaneamente. Como foi isso para você, e como essas posições se complementam? (*ver legenda das instituições ao final da entrevista)

Adriane Andreo, em evento pelo CMEC Atibaia (foto: arquivo pessoal)

Adriane Andreo: Eu entreguei a cadeira do COMTUR em dezembro de 2024 e sinto que cada vez mais a cidade tem uma veia turística. Mas o poder público precisa realmente “abraçar” esta vocação da nossa cidade e seguir o que foi acordado dentro das diretrizes do Plano de Turismo (PDT). Já como presidente do CMEC Atibaia desde abril do ano passado, tenho focado no principal objetivo do Conselho, que é promover a educação empreendedora entre as mulheres e apresentar ferramentas que possam qualificá-las e trazê-las mais preparadas para o mundo empresarial. E para isso nós promovemos encontros com temas específicos do mundo do trabalho e dos negócios.

JVN: E como você vê o papel das mulheres empreendedoras na transformação socioeconômica de Atibaia e região?

Adriane Andreo: As mulheres são a maioria nas empresas, no comércio, nas indústrias – onde quer que a gente vá, nós somos maioria. Porém, muitas vezes com o acúmulo de funções e com o descaso, somos desacreditadas. Mas muitas vezes também a força feminina supera até mesmo esses entraves e a mulher segue adiante. A mulher é a mola propulsora do mundo empresarial e da sociedade como um todo – e aqui na região não é diferente.

JVN: Então, que mensagem a presidente do CMEC Atibaia dirigiria para as mulheres que empreendem na cidade?

Evento com integrantes do CMEC Atibaia, em out/24 (foto: arquivo pessoal)

Adriane Andreo: Mulher, você já parou pra sentir a força que você tem? Tem dias em que você chora? Pois saiba que isso não é sinal de fraqueza, mas apenas de que você – ainda – não chegou onde você quer. E você pode fazer isso! Existem as dificuldades, claro, ninguém falou que seria fácil. Mas se você perseverar você vai alcançar. Quando a mulher tem um objetivo, a força feminina dela, se estiver ativada, vai fazer com que ela vá a diante. Não existe força mais bruta e concentrada neste mundo do que a Força Feminina – a mulher só precisa sentir que isso está dentro dela. Sei que as dificuldades e a correria do dia a dia, casa, marido, família e trabalho, muitas vezes impedem que a mulher se reconecte com ela mesma – mas isso é realmente muito importante. O seu primeiro passo Mulher, é se encontrar em você mesma, pois daí pra frente você vai agir como uma verdadeira águia, a Rainha dos Céus, conhecida por sua soberania, imponência, beleza e símbolo do renascimento e renovação. E daí em diante você vai alcançar seus objetivos. Após essa sua reconexão você precisa ir atrás de atualizações, cursos e demais ferramentas que te coloquem dentro das tendências de mercado – é neste momento que entram organizações como o CMEC, que desenvolvem trabalhos voltados exatamente para esta preparação da mulher empreendedora.

JVN: Perfeito! E sobre novos planos – o que você tem a nos contar?

Adriane Andreo: Atualmente, estou retomando um projeto muito sonhado por mim. Eu amo decoração de interiores, tenho projetos desenvolvidos, mas antes não havia espaço para me dedicar a mais uma empresa. Mas como nada é por acaso, estamos agora, minha irmã e eu, em reforma com nosso novíssimo escritório de arquitetura e interiores: o Casa Raiz Estúdio.

JVN: Opa! Então tem um novo empreendimento com a sua assinatura em Atibaia? E o interessante é que, ainda que você tenha mudado tolamente de área – do café à decoração -, as duas coisas remetem muito a acolhimento, lar, aconchego. Fale mais sobre o que esses valores significam para você e conte como surgiu a ideia da Casa Raiz.

Adriane e a irmã e sócia, Marcela Andreo (foto: arquivo pessoal)

Adriane Andreo: Exato. A decoração de interiores sempre foi uma paixão minha desde que me conheço por gente (risos). A loja que tive quando ainda morava em São Paulo era de decoração de eventos, como casamentos e eventos corporativos. Fiz muitas e muitas montagens de stands de empresas para exposições. E fiz também vários projetos de decoração de interiores nessa época, porém, quando me mudei pra Atibaia, me envolvi totalmente com a produção de eventos corporativos e em seguida com a criação da Expert Blenders. Mas Deus me reservou uma grande surpresa, porque com a minha separação acabei me deparando com a necessidade de vender parte da empresa para meu ex-marido e confesso que fiquei uns dois meses sem saber realmente qual seria meu novo projeto, afinal foram 15 anos pensando em café (risos). Passado o meu momento de reestabelecimento emocional, a minha fera empreendedora voltou à ativa e comecei a me envolver novamente com decoração de interiores. Sabe aquela coisa que mais se parece com um sinal? Pois foi assim. Tudo me levava para esse lado novamente – e daí surgiu a ideia da Casa Raiz. Neste exato momento, eu e minha irmã e sócia Marcela – que é arquiteta formada pela FAAP -, estamos planejando toda a reforma no nosso estúdio.  

O Casa Raiz Estúdio nasce como um estúdio de arquitetura e interiores que se preocupa com o bem-estar. Tudo nele é planejado pra transformar uma casa em um lar. Um local para onde as pessoas queiram voltar, que seja, seu abrigo, seu templo. Para isso nossa principal missão é entender a história de vida de cada cliente e trazer para o interior de seu lar aconchego e afeto. Eu vejo casas que não parecem um lar e sempre quis trazer essas transformações para a vida das pessoas, agora terei essa oportunidade.

JVN: E como buscou inspiração para esse novo empreendimento?

Adriane Andreo: A inspiração veio aos poucos. Eu tive que me reconectar como pessoa, como mulher, entender quem eu era depois dessa separação, afinal, eu já não seria mais a Adriane do café (risos), como minha gente me chamava. E isso me deixou bem pensativa por pelo menos dois meses. Mas ao me reconectar comigo mesma, meus sonhos e projetos antigos começaram a vir à tona novamente como um grande vulcão que estava adormecido. Já o nome surgiu de duas formas: a mais interessante é que a casa que usaremos como Estúdio é a casa que minha avó morava e por isso o Raiz é parte deste nome, devido às raízes da família, à ancestralidade. O outro motivo é pelo conceito que nossos projetos levarão para dentro das casas: muita naturalidade, brasilidade, natureza, peças afetivas. Queremos levar conforto e vida para os lares.

JVN: E como estão suas expectativas para essa nova jornada?

As irmãs e sócias na Casa Raiz, Marcela e Adriane Andreo (foto:a arquivo pessoal)

Adriane Andreo: Minhas expectativas são as melhores possíveis, pois percebemos que após a pandemia as pessoas estão buscando por um lar e não somente por uma casa. Hoje elas querem conforto, espaço para recebera amigos, cozinhar, ver filmes, ter plantas, coisas que antes da pandemia muitas não queriam mais pela falta de tempo. Não que hoje as pessoas tenham mais tempo, mas agora elas entendem que o que é mais importante em suas vidas está dentro de casa: a família, mesmo que elas morem sozinhas.

Para mim é um momento de muita ansiedade claro, pois é um novo desafio. Mas se tem uma coisa que eu gosto é de desafios ligados ao empreendedorismo. Eu sou muito inquieta no sentido de ver as coisas acontecendo. Gosto de mudanças, vou atrás de cursos, de novos conhecimentos, não paro nunca e todo esse desafio me motiva imensamente. Agora que a Casa Raiz está nascendo eu posso até fazer um trocadilho e dizer que: a Casa Raiz está enraizando e se formando – logo teremos lindos frutos e sei que será um empreendimento muito frondoso e me sinto feliz por ser algo, como o próprio nome carrega como inspiração, feito de família para outras famílias.

Adriane Andreo (foto: arquivo pessoal)

JVN: Para finalizarmos, a partir da sua vasta experiência, como você vê o futuro do empreendedorismo em Atibaia e quais recomendações você faria para novos empreendedores que desejam se estabelecer na cidade?

Adriane Andreo: Atibaia é uma cidade com muitas oportunidades. Nossa cidade cresceu – principalmente após a pandemia -, e muita gente nova chegou aqui. Eu entendo que existem oportunidades nos mais diversos ramos e o diferencial sempre será atendimento e qualidade. Tendo esses dois pontos fortes sua empresa jamais ficará sem clientes. Claro que tudo tem um tempo de amadurecimento e de perseverança.


*Adriane Andreo é formada em Publicidade e Propaganda pela PUC de São Paulo, atuou em diversos nichos da comunicação, como assessoria de imprensa, rádio e tv, agências de publicidade e eventos. Empresária desde 1995, é a atual presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) Atibaia.

*Legendas: ACIA: Associação Comercial e Industrial de Atibaia; FACESP: Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo; CACB: Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

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2 Comentários

  1. Agradeço ao JVN e principalmente à primorosa e querida jornalista, Elaine Lima, por toda atenção e cuidado durante a condução e elaboração de minha entrevista . Contar nossa história pode ser uma viagem muito emocionante e ela conseguiu realmente me emocionar. GRATIDÃO ❤️🙏🏻

    1. Fico lisonjeada com suas palavras, Adriane! Por aqui adoramos contar grandes histórias que possam inspirar outros empresários e empresárias da nossa região e a sua com certeza cumpriu essa missão com louvor! Um grande abraço meu e de toda equipe do JVN, com votos de cada vez mais sucesso para você!

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