Roupas, produtos de beleza e itens de tecnologia foram os presentes mais escolhidos, com destaque para o parcelamento como principal forma de pagamento
Embora celebrado ontem (8), o Dia das Mães de 2025 segue repercutindo no comércio nacional com dados que reforçam sua relevância para o varejo brasileiro. Segundo pesquisa da fintech Koin, especializada em soluções de “Compre agora, Pague depois” (BNPL), 90% dos entrevistados afirmaram que presentearam suas mães neste ano.
Preferência por roupas, beleza e tecnologia
De acordo com o levantamento, os itens mais procurados para a data foram roupas e acessórios (41,1%), produtos de beleza e cuidados pessoais (35,5%) e itens de tecnologia, como smartphones e eletrônicos (21,8%). Outros segmentos também se destacaram, como utensílios domésticos (17,8%), joias (15,2%), experiências como jantares e dias de spa (14,2%) e flores (12,2%). Presentes personalizados, livros e produtos de entretenimento somaram 7,6% das escolhas.
Maioria investiu até R$ 150
O valor gasto também foi um dos pontos avaliados pela pesquisa. A maioria dos consumidores (34,5%) desembolsou entre R$ 51 e R$ 150. Já 19,3% declararam ter investido entre R$ 151 e R$ 200; 15,2% entre R$ 251 e R$ 350; 11,7% entre R$ 351 e R$ 500; e 11,2% entre R$ 501 e R$ 1.000. Um grupo mais seleto (8,1%) ultrapassou a faixa dos R$ 1.000.
Parcelamento lidera entre formas de pagamento
A preferência pelo parcelamento ficou evidente: 37,1% dos participantes dividiram o valor em até cinco vezes, 31% em mais de cinco parcelas e 20,8% em até duas vezes. Apenas 11,2% afirmaram ter pago à vista.
“Hoje, os brasileiros buscam opções que caibam no bolso e facilitem o dia a dia. O Pix parcelado da Koin é uma representação desse movimento, já que ele permite presentear sem comprometer o orçamento”, destacou Gabriela Jubram, Head de Marketing da Koin.
Gratidão impulsiona decisões de compra
A maioria dos entrevistados (89,9%) afirmou que o principal critério na escolha do presente foi demonstrar gratidão. Outros 18,8% disseram que decidiriam na hora da compra, enquanto 12,2% seguiram o pedido da mãe, e o mesmo percentual afirmou que o preço seria o fator decisivo.
A pesquisa foi realizada com 300 pessoas na última semana de abril. Como as respostas foram de múltipla escolha, os percentuais podem ultrapassar 100%.