Da Redação. Reportagem e fotos: Elaine Lina.

Foram três dias, seis rodadas, cerca de 206 participantes e expectativa de geração de mais de R$2,5milhões em negócios, segundo levantamento do Sebrae

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e com apoio do Sebrae e da ACIA realizou, nos dias 12, 13 e 14 de março, uma sequência de rodadas de negócios no Hotel Faro, no centro da cidade. Com participação gratuita e inscrições prévias, o evento foi mais uma iniciativa da SEDEC voltada para o fomento da economia e fortalecimento do empreendedorismo em Atibaia.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Atibaia, Annibale Tropi Somma, falou sobre as expectativas ao lançar uma Rodada de Negócios de três dias e sobre os resultados observados. “Eu me surpreendi, até. Porque, a princípio, era para ser um dia com duas rodadas, depois pensamos em fazer dois dias, até que decidimos fazer três dias com seis rodadas. Um desafio. Mas eu surpreendi muito, porque logo na primeira rodada do primeiro dia do evento foi gerado quase um milhão de reais em negócios.

De fato, segundo o levantamento do Sebrae, que apurava as intenções de negócios de todas as mesas ao final de cada rodada, foi identificada uma expectativa de geração de negócios na marca de R$2.587.827,00 – conforme informou ao JVN a analista de Negócios no Sebrae SP, Tânia Akemi Hissagima Vilar. Ela explicou que esse valor não representa efetivamente negócios concluídos ali no evento, mas sim a estimativa declarada pelos próprios participantes sobre os possíveis negócios que serão fechados a partir dos contatos ali nas rodadas.

Equipe Sebrae SP presente ao evento: Tânia Akemi Vilar; Lenir Oliveira e José Leandro de Souza. (foto: Elaine Lina)

O Sebrae SP e a ACIA têm sido importantes parceiros da prefeitura de Atibaia no desenvolvimento dos empreendedores da cidade. O Sebrae, por exemplo, tem trazido para a cidade, por meio dessa parceria com a prefeitura, diversos programas de capacitação, incentivos e acompanhamento das micro e pequenas empresas em diversos segmentos. Sobre isso, Vilar comentou; “A parceria vem sendo desenvolvida mais fortemente desde 2021, e vêm crescendo as ações do Sebrae com a prefeitura. A Rodada de Negócios especificamente foi algo que nós iniciamos aqui na Expo Industrial Atibaia, que aconteceu no final do ano passado, e que teve uma aceitação muito boa e uma solicitação de mais eventos como aquele no decorrer do ano. Por isso que trouxemos esse agora.” E complementou: “Acredito que a adesão foi muito boa, a participação do pessoal também, e a percepção dos participantes também. Todos saíram daqui muito felizes, dizendo que o evento foi muito positivo, com boas perspectivas de negócios. Alguns conseguiram até mensurar em valores, outros não, mas todos saíram daqui com boas perspectivas.”

Sobre a decisão de realizar uma maratona de três dias de rodadas, Vilar justificou que foi em atendimento ao grande número de pedidos, e que a organização do evento quis garantir um número maior de vagas para atender a essa demanda. Então que sim, valeu a pena. Já sobre realizar outras edições mais longas assim, ela concluiu: “Nós ainda vamos avaliar se nas próximas será necessário fazer tão extensa quanto essa, ou se conseguimos fazemos talvez num formato um pouco menor, mas com tantas atividades quanto.”

Radar – o que vem por aí

Annibale Tropi Somma, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Atibaia. Foto: Elaine Lina

Presente ao evento, o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Atibaia, Annibale Tropi Somma, também falou ao JVN sobre as próximas ações da SEDEC previstas para ainda esse semestre. Ele comentou que já há previsão para a realização da 2a Expo Industrial Atibaia, em novo espaço, porque a feira cresceu. “A nova Expo será no final de junho, e provavelmente será no Parque Edmundo Zanoni, porque agora nós precisamos de mais espaço. E a novidade para essa edição é que, além das indústrias, vamos ter serviços também – serviços correlatos com a indústria”.

Somma explicou ainda que o modelo de rodada de negócios que aconteceu nesta semana tem mais o perfil do comércio, e que o setor industrial demanda outros tipos de atenção. “A presença da indústria aqui na Rodada é muito pouca, porque eu acredito que ainda não é o ambiente de negócios mais adequado para a indústria – aqui é mais para o comércio, para o serviço. Eu sou da indústria, então tenho muita afinidade com esse setor e consigo conversar melhor com a indústria. Já com o comércio, agora é que estou me aproximando mais – tanto é que a parceria com a ACIA tem sido fundamental para nos auxiliar nesse sentido.

Sobre as iniciativas da SEDEC para uma maior aproximação com o comércio, o secretário falou do simpósio que irá acontecer em abril, no Hotel Bourbon: “Até para compensar isso, no dia 4 de abril (2a feira) teremos o I Simpósio do Comércio em Atibaia. O evento acontecerá no Hotel Bourbon para 300 empresários e contará inclusive com palestrantes vindos da NCR de Nova Iorque. Em breve divulgaremos a programação completa”.

Autopeças

Por fim, o secretário falou também de um projeto de encadeamento produtivo no segmento de autopeças: “Esse é um trabalho que nós vamos começar agora com o Sebrae, porque Atibaia – e isso nós acabamos de identificar – tem um cluster de autopeças. Nós temos aqui uma cadeia de autopeças muito interessante e muito importante, e nós queremos organizar esse segmento, montar a cadeia de fornecimento para esse segmento aqui. Vamos ter inclusive rodada de negócios específica para o segmento, e vamos também pleitear um APL* de Autopeças para Atibaia“.

(*APL: Arranjo Produtivo Legal)

Edição Especial Mulher

Na manhã do primeiro dia (12) a Rodada de Negócios teve a Edição Especial Mulher, promovida em parceria com Departamento da Mulher da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), e contou com uma homenagem para o público feminino, reunindo homens e mulheres para participarem das sete primeiras mesas de negócio. À noite, aconteceu outra ação especial direcionada para elas: a oficina “Seja uma empresária criativa no mundo dos negócios”.

A diretora do Departamento da Mulher da SADS, Thais de Cássia, falou da parceria com a SEDEC nesta edição especial: “O principal objetivo do Departamento da Mulher era justamente abrir oportunidades para essas mulheres, principalmente para as microempreendedoras. A gente viu aqui nas rodadas pelo menos 20% a 25% de pessoas que nunca haviam participado de uma rodada de negócios e a maioria dessas pessoas eram mulheres”. E completou: “Eu vi muitas mulheres na coragem de virem se apresentar, apresentar seu próprio serviço pela primeira vez para grandes empresas, para CEOs, então, o objetivo foi alcançado“.

A partir da esquerda: André Elesbão (Diretor do Dep. de Indústria e Comércio da SEDEC; Thais de Cássia, Diretora do Dep. da Mulher da SADS; André Devecchi, Secretário Adjunto da SEDEC) . Foto: Elaine Lina

A diretora também comentou a decisão de não excluir os homens da rodada especial em homenagem às mulheres: “O trabalho tem que acontecer coletivamente.

O secretário-adjunto da SEDEC, André Devecchi, também falou sobre a parceria: “Nós ficamos muito felizes com o resultado. Nessas ações de fomento e empreendedorismo, quando a gente vê a casa cheia de mulheres, percebe que há um fortalecimento real do empreendedorismo feminino. Quero agradecer aqui a Thais, por ter feito esse trabalho junto com a gente, em nome do Departamento da Mulher, pois foi um trabalho fantástico e nós sabemos que se trata de um público que precisa desse apoio. E é importante que nós, enquanto sociedade, percebamos cada vez mais que as mulheres ocupem seu espaço nos negócios também, que é seu também por direito.

A parceria deu tão certo que existe a intenção de desenvolverem outros projetos conjuntos. Ao reforçar esse propósito, Devecchi comentou que vê de forma muito promissora essa parceria, e que conversou com algumas empreendedoras presentes nas rodadas que teriam relatado que eram MEI’s e que com o suporte de ações da prefeitura conseguiram crescer e se tornarem MEs.

A mesa que ficou conhecida como “a mais feminina da Rodada”, pois espontaneamente nos sorteios formou-se apenas com empresárias. A mediadora foi a Diretora do Dep. da Mulher da SADS, Thais de Cássia (de blusa roxa). Foto: Elaine Lina

No segundo dia, além das rodadas, o público também pôde contar com outra palestra, desta vez sobre Os desafios do atendimento humanizado”, com o especialista em gestão de negócios e consultor tributário João Paulo Marcelino.

A opinião dos empresários que participaram da Rodada

Thiago Cunha e Hilario Riverón. (Foto: Elaine Lina)

Hilario Riverón, sócio da Brand2you:Eu participei das rodadas na terça e na quinta, e os dois dias foram ótimos. Essa iniciativa da prefeitura, do Sebrae e da ACIA é muito boa para o crescimento da cidade e do empreendedorismo aqui, é uma coisa fantástica. Eu tive contato com empresas muito interessantes nos dois dias. Teve um pessoal aí do polímero aí que é bem o foco da gente, ou seja, da indústria. Eu também estive conversando com um pessoal aqui que atua com gestão de software e falávamos da importância de quebrar um pouco essa ideia de pintar muro pela cidade e entrar de vez no digital. E também de passar a ver quem vem de fora não como um concorrente mas sim como um parceiro estratégico. E nós estaremos em abril no Bourbon também, porque reconhecemos a importância dessas iniciativas da prefeitura e achamos importante sempre prestigiar esses eventos”.

Thiago Cunha, consultor de soluções digitais: “A minha empresa está aberta desde 2013 e eu trabalho com soluções digitais para o pequeno empresário. E eu acompanho o Sebrae e ele me acompanha desde o início, por meio das oficinas, palestras, e eu também participei da primeira turma do Empretec aqui em Atibaia, no final do ano passado. Desde então, eu desenvolvi um projeto que leva também conhecimento de gestão financeira para esses pequenos empreendedores – e tudo com o apoio e o orientação que tenho obtido no Sebrae.” Sobre a Rodada ele contou que participou dos três dias e comentou “Eu encontrei uma diversidade muito grande de tipos de negócios, não é um nicho fechado ou focado numa coisa só. E isso é interessante porque são várias oportunidades que se abrem, com chances de conhecer cada negócio, cada necessidade, cada demanda dentro desse mundo de oportunidades.”

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