Supermercados, metrôs e até lojas de shoppings podem ser ideais, dependendo do segmento; saiba como escolher

Um ponto físico estrategicamente escolhido pode atrair mais clientes, aumentar as vendas e garantir a viabilidade a longo prazo do negócio. Levando em consideração que um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, aproximadamente 23% das empresas fecham as portas nos primeiros dois anos de atividade, e um dos fatores principais para esse desfecho é a localização inadequada.

“Um ponto físico estrategicamente escolhido pode atrair mais clientes, aumentar as vendas e garantir a viabilidade a longo prazo do negócio. Muitas pessoas ainda se restringem às opções convencionais de salas comerciais, no entanto, hoje em dia, existem diversas opções de imóveis comerciais disponíveis, cada um com seu benefício único. E encontrá-los tem ficado cada vez mais fácil, com tecnologias que oferecem inclusive informações como planta, densidade demográfica e fluxo de pessoas“, comenta Pedro Donato, CEO da SuaQuadra, empresa

Claro que, de acordo com ele, tudo depende do segmento do negócio, porque a loja ou restaurante precisa estar onde o consumidor está e quando se trata de sala comercial, por exemplo, por ficar “escondido” dentro de um prédio, nem sempre atingirá o público esperado. 

Pensando nisso, Donato separou uma lista de outros pontos físicos que podem ser excelentes opções para quem quer abrir o próprio negócio ou até mesmo uma franquia. 

Pontos de ônibus ou estações de metrô

Abrindo um ponto físico próximo a estações de transporte público oferece uma vantagem estratégica significativa: fluxo constante de pessoas, o que promove alcance de público-alvo vasto e diversificado. Além disso, como é uma conveniência para os consumidores, pode impulsionar as vendas e promover o crescimento da marca de forma orgânica.

Supermercados

Quem vai ao supermercado, já tem a intenção de comprar. Com uma diversidade de pessoas entrando e saindo regularmente, há uma oportunidade única de alcançar público e captar a atenção de clientes em busca de uma variedade de produtos e serviços.

Shoppings

Para os empreendedores, ter um negócio dentro de um shopping proporciona acesso direto a uma base de clientes concentrada, além de benefícios como segurança, estacionamento conveniente e marketing compartilhado. A exposição a um público qualificado e o ambiente controlado podem aumentar as chances de sucesso e crescimento sustentável.

Fachadas Ativas

As fachadas ativas, ou seja, pontos nas áreas urbanas com grande atividade pedestre e comercial ao nível da rua, oferecem interação direta com os consumidores. Por meio da estratégia, há potencial de criar um ambiente vibrante e atrativo para residentes locais e visitantes, resultando em um aumento do tráfego de pedestres e, consequentemente, das oportunidades de negócios. A proximidade com outros estabelecimentos comerciais e culturais também pode gerar benefícios para o comércio. 

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