Quando se lê a palavra “observatório”, a primeira coisa que nos vem à mente são… estrelas, planetas, satélites… tudo isso bem longe de nós.
Mas… os franceses… sempre inventando moda… deram uma outra conotação à palavra. E criaram os observatórios de políticas públicas – lugares (bem perto da gente) de olho no que fazem os governos, suas autarquias, ministérios, secretarias, conselhos e comissões.
Este emprego do termo tem sido adotado também em nosso país. Temos exemplos: o Observatório Social do Brasil, o Observatório da Imprensa, o Observatório do Terceiro Setor, entre outros. E temos o Observatório da Comunicação Institucional, entidade educativa sem fins lucrativos voltada aos temas da correlação entre Comunicação e Administração. Cinco causas nos movem: a transparência ativa, a comunicação pública, o jornalismo responsável, a propaganda com ética e a educomunicação para a cidadania. E o nosso mote é “organizações melhores: mundo melhor – muito além do discurso”.
Por que um O.C.I.?
Porque nem só de comunicação de marketing vive a sociedade. E nem só de comunicação interna vivem as organizações. Há que se refletir, ensinar e aprender sobre a comunicação que os organismos – públicos, privados e do terceiro setor – fazem sobre si mesmos. Esta é a tal da comunicação institucional. Aquela que não intenta convencer como a comunicação publicitária, nem só informar – como faz a comunicação jornalística. Trata-se de atender a um anseio crescente na atualidade, em todas as partes, de norte a sul do planeta: transparência.
Desde 2013, ano da fundação da entidade, vimos coletando o que há de melhor nos meios acadêmico e de negócios com vistas a melhor governança. Hoje, já são 365 conteudistas em nossa plataforma – o portal O.C.I. (www.observatoriodacomunicacao.org.br) e vamos colaborar quinzenalmente, a partir de agora, com o JVN, nesta coluna, trazendo sempre uma reflexão produzida por nossos colaboradores.
Até o próximo artigo! Abraço do Manoel Marcondes Machado Neto.
*Manoel Marcondes Machado Neto é cofundador e diretor-presidente do Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.). Pós-doutor em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, atuou por mais de três décadas como professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Faculdade de Comunicação Social e na Faculdade de Administração e Finanças. É autor dos seguintes livros: Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa (iVentura, 2022), “Marketing Cultural: das práticas à teoria” (Ciência Moderna, 2019), “Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração” (Ciência Moderna, 2016), “Marca: do marketing ao balanço financeiro” (EdUERJ, 2015) e “Economia da Cultura” (Ciência Moderna, 2011), entre outros.
O Observatório da Comunicação Institucional (OCI), criado em 01/02/2013, é mantido por uma sociedade educativa sem fins econômicos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e demais interessados nesta especialidade da comunicação. O OCI é um espaço destinado à análise, reflexão e crítica sobre a conduta das organizações em suas relações públicas – discurso, atitude e comportamento. Para tanto, o Observatório da Comunicação Institucional tem produção própria, e a partir de colaborações, de notas sobre textos publicados, análises de casos, pareceres, clipping e agenda relacionada à comunicação de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.
A quem o OCI SERVIRÁ? ao governo ou não cidadão?