Quem nunca sentiu aquele frio na barriga ao iniciar um novo projeto? O medo do fracasso é comum para todos nós, principalmente para os empreendedores brasileiros, que precisam de muita coragem para enfrentar o mercado e todos os desafios que empreender traz. Mas será que esse medo precisa nos paralisar? Neste artigo, vamos conversar sobre como superar o medo do fracasso e transformar esse obstáculo em um trampolim para o sucesso.
Muito se fala em zona de conforto, mas o que isso quer dizer?
A zona de conforto é como uma bolha, um lugar familiar onde fazemos as mesmas coisas todos os dias e não enfrentamos grandes desafios, nos sentindo seguros e protegidos. Pode parecer bastante positivo, mas estar confortável impede o nosso crescimento. Quando ficamos sempre no mesmo lugar, não experimentamos coisas novas, não aprendemos ou descobrimos novas habilidades.
Imagine uma vida bastante confortável, sempre estável, sem grandes desafios, só os que já temos no dia a dia, é como uma borboleta dentro de seu casulo. Protegida e confortável, ela tem tudo o que precisa para sobreviver. Mas você já parou para pensar o que poderá acontecer em sua vida se você colocar em prática todos os projetos que sempre sonhou? Para isso precisa romper essa barreira e voar. Assim como a borboleta.
Sair da zona de conforto significa se desafiar constantemente a fazer algo novo, a aprender algo diferente e a sair da nossa rotina. Quando fizer isso, irá desenvolver habilidades que estavam escondidas mas no fundo você sabia que possuía.
Essa foto representa para mim a pessoa que achava que estava em uma situação confortável, mas ao olhar para fora percebeu que não era tão confortável assim, essa é a Zona de Conforto.
Agora é a hora de refletir, o que está me impedindo de avançar?
Quando eu paro e vejo um jovem de 14 anos ganhando muito dinheiro nas redes sociais, gerando conteúdo, abordando algum tema, o que ele tem de diferente de nós? Provavelmente a falta de preocupação com julgamento, com o que vão pensar dele. Então se você possui conhecimento, conteúdo, habilidade para desenvolver o seu trabalho, é a hora de começar, testar, experimentar.
Tenho visto com bastante frequência frases assim: Um atleta não vai te julgar por começar um novo esporte. Um empreendedor de sucesso não vai te julgar por começar um negócio. Um músico famoso não vai te julgar por tentar cantar uma música. Observe ao seu redor, qual é o seu medo? Se for ser julgado, temos que levar isso em conta. Só vai acontecer com pessoas que estão produzindo menos que você, então para que nos preocupamos?
Trago duas contribuições para você. Tenha resiliência e celebre as pequenas vitórias.
Nós, empreendedores, enfrentam problemas todos os dias, como a concorrência, a instabilidade econômica e as incertezas do mercado. A resiliência é você levantar após uma queda, aprender com os erros e seguir em frente com mais força e determinação ainda. Para desenvolver a resiliência, pratique a gratidão, cuide da saúde mental e busque o apoio de pessoas que acreditam em você.
Celebrar as pequenas conquistas é tão necessário quanto carregar o seu celular todos os dias (alguns, mais de uma vez por dia). Ao reconhecer e valorizar cada um dos nossos progressos, mesmo que sejam pequenos, conseguimos manter a motivação e a autoestima. Comemorar pode ser algo simples, bater palmas para uma meta batida ou compartilhar nossos sucessos com as pessoas queridas, escolha a sua forma de comemorar.
Abraçar as críticas, desenvolver a resiliência e celebrar as pequenas vitórias te ajudarão a chegar mais perto dos seus sonhos. Até o próximo artigo.
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.