É com grande prazer que começo a escrever esta coluna para falar com vocês sobre um tema tão atual e importante, “Transformação Digital”.
O termo transformação já assusta pois requer mudança, requer sair de uma zona de conforto, requer buscar novos conhecimentos, requer uma alteração no nosso cotidiano. E isso, não é tão fácil, mas é necessário.
Vamos lá!
Atuando com Gestão & Negócios, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, a transformação digital vem fazendo parte da minha vida há algum tempo.
Como professor, na área de Gestão & Negócios, tive o privilégio de participar de projetos com os estudantes em que conseguimos, com o uso da inovação, apresentar ferramentas para transformar a realidade e a vida das pessoas, como um projeto piloto de verticalização de produção de morangos, mas implantar mudanças não é fácil.
A “Transformação Digital” vem acontecendo há bastante tempo, de forma gradativa, porém, com a pandemia de Covid 19, este processo sofreu uma aceleração que não estava prevista. Em alguns meses foi necessário mudar a rotina e o cotidiano das pessoas, das empresas, da economia e das relações humanas.
Neste período foi quando eu fui obrigado a entender e me dedicar mais ao tema. Eu precisava conhecer, implantar e usar novas ferramentas já disponíveis, pois precisávamos dar o suporte e o apoio à sociedade.
Começava aí um desafio e um mergulho mais profundo neste tema. Reuniões virtuais passaram a ser uma rotina; home office, quem diria, passou a ser uma realidade para muitas empresas, mudando completamente a sua cultura e clima organizacional; as compras on-line e o delivery foram definitivamente integradas ao nosso dia a dia
E nesta nova jornada, que iniciamos juntos nesta coluna, eu quero te convidar a participar, com comentários, dicas, questionamentos e tudo mais o que acharem importante e estiverem vivendo.
O meu propósito é atuarmos juntos, numa troca de informações e conhecimentos.
Para que tudo isso ocorra precisamos mudar o nosso mindset. Pois é, precisamos mudar e isso requer muita disciplina e vontade.
Com o uso da tecnologia há uma enorme geração de dados, mas é fundamental fazer com que eles sejam transformados em informações importantes, através da integração e interoperabilidade de sistemas, para que possam gerar melhoria na qualidade de vida das pessoas e no planejamento de governos, empresas, organizações e toda a comunidade.
A “Transformação Digital” não pode significar o distanciamento e nem a exclusão de pessoas e este é o nosso desafio. Todos precisam estar inseridos, não importa a classe social ou a geração que pertence. Todos!
Precisamos entender e nos adaptar às mudanças. Mudar não é fácil, mas é extremamente necessário, neste momento.
2.025 começou demonstrando que há uma nova ordem mundial, um novo modelo econômico, a inteligência artificial sendo cada vez mais utilizada, as alianças globais estão sofrendo transformações e o desenvolvimento sustentável está sendo marginalizado.
Desburocratização, eficiência e eficácia são muito importantes e são pilares da transformação digital, porém precisam ser devidamente utilizados, pois não significa descumprimento de normas e leis e precisam gerar o bem-estar e a valorização das pessoas.
Podemos transformar o nosso mundo em um lugar melhor.
Será uma jornada FANTÁSTICA!
Vai valer a pena!

Empreendedor-raiz e com uma experiência de mais de 30 anos em gestão, Adilson é administrador de empresas, pós-graduado em Docência para a Educação Profissional Tecnológica (EPT) pelo IFSP. Já atuou em cargos de gestão tanto em empresas da iniciativa privada quanto em gov-techs, tendo sido determinante para a criação do programa Conecta, além do reconhecimento de Atibaia como Arranjo Produtivo Local (APL) em Agronegócio e TI. Com uma ampla experiência como palestrante e professor, acredita que a educação agrega valores de excelência na transmissão de conhecimentos, possibilitando o desenvolvimento humano e tecnológico focado nas necessidades e dores da sociedade.