Olá, pessoa. Tudo bem?

Hoje, quero levar você a uma viagem agradável para um dos lugares que eu mais gostei de conhecer. Vamos para Gramado, no Rio Grande do Sul.

No início dos anos 2000, todos os anos, ocorria o Festival Internacional de Publicidade, na cidade de Gramado. Em 2009 surgiu a oportunidade de participar desse evento, que reunia os melhores e mais talentosos profissionais do mercado. Além disso, essa era uma oportunidade de conhecer um dos principais pontos turísticos do país.

Conversando com alguns colegas da faculdade, fechamos um grupo para, em junho daquele ano, irmos para a serra gaúcha. Eu estava no último ano do ensino superior. Vários trabalhos para entregar e um projeto de avaliação do semestre precisaria ser apresentado. Nada de novo no universo estudantil, a não ser que os colegas que iriam nessa viagem, eram os melhores da sala e estavam em grupos diferentes. O que os professores não queriam naquele ano, é que os melhores grupos apresentassem seus trabalhos no mesmo dia.

Depois de garantir a presença no festival de publicidade, comprando os ingressos para poder participar, levantamos quais eram os valores mais baratos de transporte (afinal, qual o universitário com dinheiro?), pesquisamos uma pousada próxima ao local do evento (para não precisar gastar muito com transporte na cidade), buscamos quais eram os restaurantes mais baratos e quais eram os principais atrativos turísticos da cidade para o período fora do evento (uma vez que queríamos aproveitar a viagem).

Com as informações, fomos até os professores coordenadores e conversamos para que eles mudassem a ordem das apresentações do trabalho de avaliação semestral. Talvez a parte mais difícil dessa viagem. Mesmo não gostando disso, eles aceitaram fazer essa troca. Afinal, a nossa viagem estava marcada para o dia posterior à apresentação.

Apresentações feitas, malas prontas, partiu Gramado. Nada de transtornos durante a viagem até o nosso destino, afinal, com tudo planejado com antecedência, o que haveria de dar errado? Tínhamos planos A, B e C. No nosso destino, aproveitamos cada momento. Desde as palestras e apresentações, até a cidade e seus pontos turísticos como a Rua Coberta, o Lago Negro, entre muitos outros.

A viagem foi incrível por vários motivos, porém, o principal foi conhecer pessoas dos mais diversos estados brasileiros: Amazonas, Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Bem, agora, o que eu quero contar sobre essa história. Ela é o resultado de um grande planejamento, no qual foi definido o objetivo, realizada uma pesquisa, elencadas as etapas de ação e a execução propriamente dita.

Para cada objetivo da sua empresa, um planejamento é necessário. E os objetivos podem ser os mais diversos: aumentar a participação de mercado (market share), gerar lembrança de marca, lançar um novo produto, fidelizar os clientes, educar o mercado entre outros.

Eu costumo falar que os objetivos da empresa são como o norte de uma bússola e o planejamento estratégico precisa sempre apontar para esse norte. Porém, ao definir os objetivos para a sua empresa, é preciso que ela seja SMART. Ou seja, precisa ser:

  • eSpecífica: as pessoas envolvidas precisam ter o entendimento claro do que se trata;
  • Mensurável: os resultados alcançados precisam ser medidos para saber se a estratégia está no caminho certo ou se será necessária alguma mudança;
  • Alcançável: de nada adianta definir uma meta difícil de ser atingida. Isso desmotiva as pessoas envolvidas.
  • Relevante: avalie se o objetivo proposto faz sentido para a empresa e se a equipe será recompensada;
  • Tempo: defina o tempo necessário para que o objetivo seja atingido e divida em pequenas metas para avaliar os resultados periodicamente.

Para evitar uma viagem no marketing, defina objetivos SMART antes de iniciar qualquer ação comercial na sua empresa, faça um planejamento de cada ação e acompanhe de perto todos os resultados alcançados.

Até o próximo artigo!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *