Por Nathalia Meireles
2025 promete ser um ano revolucionário para o marketing digital. A Inteligência Artificial, a personalização de dados e o live shopping são apenas algumas das tendências que irão transformar a forma como as empresas se conectam com seus clientes.
Se você quer ficar por dentro de todas as novidades, especulações e previsões para o marketing digital em 2025, acompanhe este guia com as principais tendências para o ano que promete ser marcado pela tecnologia, mas sem deixar de lado a experiência do cliente. Vamos nessa?
Principais tendência de marketing digital para 2025
IA: A Inteligência Artificial Generativa transformando o marketing
O uso da Inteligência Artificial Generativa tende a crescer ainda mais em 2025. As empresas com maior estrutura e processos, estão decididas a investir consideravelmente em criar a sua própria IA para atuar dentro dos sistemas internos e melhorar o fluxo de informações. Um exemplo é a IA Gen do Banco Itaú. Além disso, muitos profissionais estão usando a Inteligência Artificial para criação de conteúdos personalizados em grandes escala, como roteiros, imagens e vídeos, para atender as necessidades específicas de cada consumidor ou nicho.
Dados: A personalização como motor de crescimento
Além da Inteligência Artificial, os dados desempenham um papel fundamental na transformação do marketing digital.
Para conhecimento de todos, já entendemos que os dados são o novo petróleo no mercado, principalmente os que fazem referência aos hábitos de consumo das pessoas.
Diante disso, ocorre a personalização baseada em dados como uma grande tendência para 2025, em que as empresas utilizam informações coletadas sobre seus clientes para criar pessoas detalhadas. Outro cenário é a utilização de dados para antecipar as necessidades dos clientes e oferecer soluções personalizadas antes mesmo que eles as solicitem.
SEO: Uma abordagem holística e centrada no usuário
Para 2025, será exigido do SEO uma abordagem holística que vai além das palavras-chaves – mas ainda será extremamente importante no planejamento estratégico. O foco principal será na experiência do usuário, na relevância do conteúdo e na adaptabilidade às mudanças constantes dos algoritmos de busca, TikTok, Google, e Instagram são os mais relevantes.
UX: A jornada do cliente no centro das atenções
Com o crescimento das redes sociais se tornou cada vez mais importante as marcas entenderem a jornada do cliente e analisar cada ponto do processo. É necessário oferecer experiências personalizadas e relevantes em todos os pontos de contato do consumidor. Ir além da simples navegabilidade de um site, mas com foco na jornada do usuário. Por exemplo, o investimento de R$5 milhões da Bruna Tavares com a sua loja física em São Paulo.
Marketing de Influência: Conectando pessoas com marcas
O grande destaque do marketing de influência como principal ferramenta usada pelas marcas para aumentar as vendas e construir um relacionamento com o público, é investindo em influenciadores. São eles os responsáveis por dar um rosto, uma voz, por personificar as marcas. Afinal, pessoas se conectam com pessoas, e tudo indica que será assim em 2025. Marcas dos mais diversos nichos investindo em influenciadores que construíram uma comunidade sólida e agora estão prontos para indicar produtos e fazer suas publis.
Em resumo, acompanhar as tendências de marketing para 2025 é um sinal de que você e seu negócio estão tanto à frente das inovações como atualizados sobre o mercado, fazendo com que sua marca siga relevante e alcance resultados expressivos.
Com o cenário cada vez mais competitivo, as empresas que abraçarem essas tendências e investirem em inovação estarão um passo à frente. É hora de se preparar para o futuro do marketing digital!

Nathalia Meireles é especialista em Marketing Digital, com foco em conteúdo direcionado para as áreas de Transformação Digital, Inovação e Marketing. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), cursa pós-graduação em Marketing Digital e Transformações Empresariais na Universidade Cruzeiro do Sul. Acredita que a escrita tem o propósito de estimular a geração de insights valiosos e contribuir para a sociedade. Além disso, é a mente por trás do blog Dig. Insights Hub, em que atua como criadora e escritora.

O Observatório da Comunicação Institucional (OCI), criado em 01/02/2013, é mantido por uma sociedade educativa sem fins econômicos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e demais interessados nesta especialidade da comunicação. O OCI é um espaço destinado à análise, reflexão e crítica sobre a conduta das organizações em suas relações públicas – discurso, atitude e comportamento. Para tanto, o Observatório da Comunicação Institucional tem produção própria, e a partir de colaborações, de notas sobre textos publicados, análises de casos, pareceres, clipping e agenda relacionada à comunicação de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.