Nos bastidores corporativos, ainda há gestor que acredita que promover o amigo é um sinal de poder. Que distribuir cargos por afinidade é uma forma de “cuidar dos seus”. E, enquanto isso, o verdadeiro talento vai se desmotivando, o clima azeda e o cliente sente o reflexo sem nem saber<span …
Marcos Tonin
Marcos Tonin é Executivo de RH e Coach Executivo de diretores, VP’s e CEO’s de empresas nacionais e multinacionais, atendendo clientes em 13 países. Foi executivo de RH de uma das maiores empresas de bens de consumo do país, já desenvolveu mais de 38.000 profissionais ao longo dos seus 24 anos de carreira. Formado em Relações Públicas pela PUCCAMP, pós-graduado em Consultoria de Carreira pela FIA/USP e com 5 certificações internacionais em PNL e Coaching Integrado. Marcos é referência em Carreira e Gestão em veículos como: Valor Econômico, InfoMoney, G1, Yahoo Finance, Globo/EPTV, SBT, Você S/A, TV Bandeirantes, Nova Brasil FM, Carreira & Negócios entre outras, tendo mais de 120 matérias publicadas.
Vivemos um tempo em que a cadeira de comando perdeu o brilho. Geração Z e Millennials rejeitam a liderança como se fosse uma sentença de morte e não uma conquista. Segundo a Robert Walters, 52% da Geração Z não querem assumir cargos de gestão intermediária, e a Deloitte mostra que<span …
Outro dia, caminhando pelas ruas de Atibaia, percebi que vivemos algo curioso: o mundo físico e o digital já não são mais dois lugares diferentes. Estamos no mesmo espaço, só que com camadas sobrepostas. Compro morangos no site de um produtor local e retiro na feira, pago pelo celular enquanto<span …
Demissão de Mariana Rios provoca debate sobre o engessamento do mundo corporativo Lí uma matéria recentemente, na qual a atriz e apresentadora Mariana Rios contou que perdeu um emprego por usar diminutivos ao se comunicar com clientes em uma loja de roupas. Para muitos, pode parecer uma história irrelevante. Para<span …
O escândalo envolvendo as supostas assinaturas falsificadas de Ana Hickmann reacendeu o debate sobre a grafologia, seu uso e sua assertividade nos dias atuais, em um contexto onde as pessoas escrevem cada vez menos e se comunicam mais por teclados. A Grafologia, uma ciência com registros datados desde 1622 na<span …
Nos últimos anos, a Geração Z tem se destacado não apenas por suas habilidades digitais e criatividade, mas também por um comportamento peculiar no mercado de trabalho. Diferente de qualquer outra geração, os jovens de hoje transformam tendências de carreira e trabalho em virais do TikTok, gerando impactos que vão<span …
Vivemos em um período em que a polarização se tornou predominante não apenas no campo político, mas também no ambiente corporativo. Cada vez mais, debates sobre temas ordinários e complexos são tratados como ideológicos, nos quais, o “não concordar” passou a ser visto como afronta. Esse fenômeno reflete um problema<span …
Caros leitores, feliz 2025!! Nesse retorno da coluna, quero trazer algumas dicas para aumentar sua empregabilidade para esse próximo ano. Em 2025, 70% dos profissionais precisarão de habilidades que hoje ainda são consideradas “futuras” para se manterem relevantes no mercado. Em um cenário de mudanças tecnológicas aceleradas e transformação organizacional,<span …
A inteligência artificial (IA) vem sendo cada vez mais utilizada para criar conteúdo, automatizar processos e até substituir tarefas criativas. Mas, à medida que sua presença cresce, há um impacto profundo no desenvolvimento da criatividade genuína, especialmente entre as novas gerações. Esse movimento não só está transformando o cenário publicitário,<span …
Para os brasileiros que têm planos de expatriação ou que já estão em processo de desenvolvimento de suas carreiras nos Estados Unidos, as eleições presidenciais de hoje podem ter um impacto significativo. Embora o clima de incerteza seja natural em tempos eleitorais, o resultado das eleições e a política adotada<span …
