Olá, pessoa. Tudo bem?
Você já parou para pensar em como é a sua jornada de compra? Quais caminhos percorre até comprar o produto que tanto precisa?
Aquele desenho que todos nós conhecemos do funil de vendas dividido em 3 etapas (topo, meio e fundo), é muito simplista. Muitas vezes, para fazer com que o consumidor compre o seu produto, é preciso pegar em suas mãos e guiá-lo. Afinal, a jornada de compras não é nada linear.
Um estudo publicado pelo Google, em sua página Think With Google, traz uma matéria que mostra que o meio do funil é a etapa que o consumidor fica por mais tempo. Entre várias pesquisas para encontrar a melhor solução para o seu problema, ele fica, entre idas e vindas, entre o meio e o topo do funil. Aqui, vale dizer, que essas etapas podem ocorrer em qualquer ambiente, seja real, virtual ou meta.
E aqui entra a experiência que ele tem com a marca. Quanto melhor for, mais rápida será a sua conversão. Ter um ambiente que seja convidativo e que a pessoa consiga percorrer com facilidade, transforma a sua experiência em algo convidativo para a realização da compra.
Fatores decisivos de compra
Além da experiência, outros fatores são decisivos para que o consumidor realize uma ação. Descrições curtas, com palavras-chaves específicas ajudam a simplificar a decisão de compra. Outro fator é o imediatismo, ou seja, se a pessoa esperar muito tempo para receber o seu produto, menores são as possibilidades dela fazer uma compra.
Algo que já existe desde que o mundo é mundo, a influência social é outro fator que leva o consumidor à compra. Indicações e recomendações de amigos, familiares e influenciadores podem ser muito persuasivas. Aliado a isso, está o viés da autoridade, isto é, ser convencido por uma autoridade ou especialista.
O que muitos consumidores levam em consideração ao decidir uma compra é a escassez do produto. Em outras palavras, quanto menor for a disponibilidade do produto, maiores são os desejos por possuí-lo. Isso é possível verificar nas grandes marcas de luxo, que fazem produtos exclusivos para uma quantidade determinada de compradores.
E por fim, o poder do grátis. Sabe aquele brinde que você ganha, mesmo que não tenha relação com a empresa, mas que gera uma experiência agradável? Esse brinde pode ser um grande incentivador para que a pessoa realize a compra.
Conduzir o cliente em uma jornada mais linear
Para facilitar a vida do comprador, garanta que a sua marca esteja sempre presente em sua lembrança. Realize ações de comunicação para que a sua marca esteja em contato com ele com uma certa frequência. Assim como, diminua o tempo entre o momento que ele foi impactado até a compra. Isto é, evite que o seu cliente fique muito tempo exposto ao seu concorrente.
Por hoje é só! Nos vemos no próximo artigo.
Sou um apaixonado por contar histórias e temperar as marcas das empresas que atendo. Sou graduado em Publicidade e Propaganda pela UNIFAAT, com pós-graduação em Marketing e Comunicação e especialização em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha, ambas pela Universidade Anhembi Morumbi. Possuo mais de 15 anos de experiência em comunicação e marketing. Atualmente sou sócio e Diretor de Criação na Mokeka Publicidade e professor universitário de Redação Publicitária no curso de Comunicação Social.