Plano de saúde representa a segunda maior fonte de custo para as empresas, ficando atrás apenas da folha de pagamento, e corporações buscam meios para reduzir custos e equilibrar a receita.

Uma pesquisa da consultoria Mercer Marsh Benefícios apontou que o plano de saúde representa a segunda maior fonte de custo para as empresas, ficando atrás apenas da folha de pagamento. Estimativa confirmada pelo Grupo Sada, referência na América Latina em transportes e armazenagem, diz que o custo médio por funcionário aumenta cerca de 10% a cada ano.

De acordo com Alexandre Sena, diretor de Recursos Humanos e Comunicação da empresa, os aumentos nos custos de saúde afetam empresas e trabalhadores, uma vez que muitos utilizam a co-participação, ainda que a maior parte do custo da cobertura de saúde seja paga pelo empregador. “Por isso estamos investindo em ferramentas que possibilitem prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos funcionários, buscando diminuir esses custos para todos os envolvidos”, explica.

Assim como a Sada, muitas corporações buscam meios de reduzir esse gasto, sem prejudicar as partes envolvidas. A solução é contar com a ajuda da tecnologia. Hoje, startups de Saúde estão de olho nesse nicho, focando em soluções para a promoção de uma vida mais saudável, que atuem na prevenção de doenças.

Esse é o caso da HSPW, uma plataforma de saúde integral e de mudança de hábitos que garante a redução de custos nos seguros de saúde corporativos. De acordo com Lúcio Júnior, CEO da healthtech, a plataforma consegue de maneira prática e mais assertiva, auxiliar colaboradores e orientá-los para que sejam mais saudáveis. Como consequência, há a redução do custo com os planos de saúde para as empresas.

Segundo Lúcio, isso é possível porque diariamente os usuários respondem a um check-up rápido, elaborado por médicos, psicólogos, nutricionistas e especialistas variados, sobre diferentes aspectos da saúde integral. “Assim, eles identificam as próprias dificuldades e, com a nossa ajuda, têm acesso a diferentes ferramentas para a prevenção de doenças e promoção do autoconhecimento”, explica.

O CEO da HSPW ressalta que, com base nas respostas, conteúdos especiais personalizados são enviados diariamente para o funcionário, que passa a ter a ajuda necessária junto ao time de especialistas da plataforma para incorporar ações mais assertivas em relação à própria saúde. “Dessa forma, promovendo o acesso a informações que ajudam a ter um estilo de vida mais saudável, é possível reduzir os custos médicos em cerca de 15% a 40%”, destaca.

Para Lúcio, as soluções da HSPW para as empresas vão ao encontro da busca pelas melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio (ESG). “Nosso serviço possibilita, de maneira eficiente, melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, resultando em mais produtividade e redução de custos com saúde para nossos clientes”, finaliza.

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