Com 85% dos profissionais abertos a novas oportunidades, empresas investem em soluções financeiras e vantagens reais para manter colaboradores por mais tempo

Em um cenário de alta competitividade no mercado de trabalho, reter talentos tem se tornado uma prioridade estratégica para as empresas. A preocupação em manter profissionais qualificados já supera temas como produtividade e lucratividade, segundo levantamento da consultoria Robert Half. O estudo revela que 60% das grandes empresas consideram a perda de bons colaboradores sua maior preocupação atual.

Profissionais mais abertos a mudanças

Com o avanço do trabalho remoto e das conexões profissionais em plataformas digitais, os profissionais têm hoje mais opções e segurança para mudar de emprego. Um levantamento do LinkedIn aponta que 85% dos profissionais estão abertos a novas oportunidades, mesmo estando empregados. Nesse contexto, apenas o salário deixou de ser suficiente para garantir a permanência dos colaboradores.

Benefícios que geram valor no dia a dia

De acordo com João Henrique Innecco, cofundador da Ecx Pay — empresa especializada em benefícios corporativos — a chave para reter talentos está na oferta de soluções que realmente impactam o cotidiano dos colaboradores.

“Quando a empresa oferece benefícios que ajudam a resolver problemas reais, com vantagens financeiras, acesso a descontos, antecipação salarial ou apoio financeiro em emergências, ela se posiciona como uma parceira da vida do colaborador, o que fortalece o vínculo e pode aumentar seu tempo de casa”, afirma.

Segundo a Robert Half, 98% dos profissionais consideram o pacote de benefícios um fator decisivo na hora de aceitar uma nova proposta de trabalho. Soluções como cartões corporativos com descontos, clubes de vantagens e vales direcionados a despesas essenciais estão entre os mais valorizados.

Antecipação salarial evita endividamento

Entre os benefícios que têm ganhado espaço nas políticas corporativas está a antecipação salarial, que permite ao colaborador acessar parte de seu salário antes da data de pagamento. Essa prática ajuda a evitar dívidas com juros abusivos, comuns em cartões de crédito e cheque especial.

“Muitas famílias, quando enfrentam despesas urgentes, como contas médicas ou conserto de carro, recorrem a empréstimos, cartões de crédito ou cheque especial, que têm juros que podem ultrapassar 300% ao ano”, destaca Innecco. Segundo pesquisa da Ecx Pay, cerca de 90% dos pedidos de adiantamento salarial são usados para despesas básicas, como alimentação e saúde, com um tíquete médio de R$ 219.

Benefício para o colaborador e para a empresa

Além de proteger os trabalhadores de dívidas, a antecipação salarial e outros benefícios financeiros contribuem para melhorar o clima organizacional e reduzir o turnover.

“Com esse recurso, é possível melhorar a confiança dos funcionários na organização e diminuir o turnover na mesma proporção em que se atua como um verdadeiro parceiro dos empregados”, conclui o executivo.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *