Esses dias, eu estava participando de uma palestra. Durante a apresentação, veio um case de uma marca famosa de batedeiras (aquelas orbitais, sabe?), que a cada ano lança uma cor diferente. O ticket médio dessa batedeira é de R$ 2500. Um valor consideravelmente alto, pensando em concorrentes cujo valores dos produtos são bem menores.
Bem, durante a palestra, a pessoa que falava comentou que o orçamento para a campanha era de R$ 50.000. Se considerarmos o valor do produto, esse orçamento é baixo. E como fazer uma limonada com poucos limões? Pensando nessa palestra, hoje eu escrevo sobre como você pode criar estratégias de baixo custo para aumentar as suas vendas, ou temperar a sua marca.
Quando a gente pensa em publicidade, a primeira coisa que vem à cabeça são aqueles comerciais super produzidos, com um influenciador ou garoto-propaganda de novela. Entretanto, atualmente, você pode usar de outras ações para conversar com o seu consumidor.
Uma dessas ações é gerar uma experiência única para o seu cliente. Você pode apenas fazer algumas mudanças na sua loja. Aumentando os corredores ou expondo os produtos de uma maneira que ajude o consumidor em sua compra. Ou, se o seu negócio é online, pense na usabilidade e fácil navegação nas sessões, até o cliente chegar ao carrinho. Quanto melhor for a experiência do cliente, mais ele vai gostar da sua marca.
Além disso, possuir um atendimento personalizado e cativante é um facilitador para novas vendas. Independentemente de onde ocorra o atendimento, digital ou presencial, chame a pessoa pelo nome. Faça perguntas para conhecer e entender mais sobre o seu cliente. Quanto mais personalizado for o atendimento, melhor.
Pensando em publicidade, alinhe as estratégias de baixo custo com anúncios pontuais. Você não precisa colocar um anúncio que veicule todos os dias, os chamados always on. Separe um investimento e crie uma campanha com uma duração menor, pode ser de alguns dias ou semanas. Porém, como eu sempre escrevo, conheça muito bem o seu público e onde ele se encontra. Às vezes, um panfleto pode trazer mais resultados que uma publicação nas redes sociais.
Como eu escrevi anteriormente aqui, use influenciadores em suas estratégias de baixo custo. Se o seu produto/marca for muito nichado, ou se o seu comércio for muito local, nano-influenciadores (aqueles com até 10 mil seguidores) são os mais indicados. Entretanto, se a sua marca conversa com mais pessoas, micro-influenciadores (pessoas que possuem entre 10 mil e 100 mil seguidores) são uma ótima solução. Os custos para as parcerias com esses influenciadores são bem menores.
E, uma última dica, pensando em estratégias de baixo custo, além de conhecer muito bem o seu consumidor, conheça o seu território. As ações de guerrilha (eu escrevi sobre elas no blog da Mokeka), aquelas que geram buzz, no qual as pessoas ficam falando por vários dias, tem um custo baixo e chamam muito a atenção. Para isso, saber onde o seu cliente está, por quais locais ele passa e onde ele frequenta, são importantes.
Essas são apenas algumas dicas que você pode utilizar em suas campanhas, pensando nas estratégias de baixo custo. Se a sua empresa tem um orçamento mais robusto, outras ações podem ser criadas. Mas, lembre-se sempre, tenha objetivos claros e mensuráveis e alinhe seu orçamento de comunicação para responder a esses objetivos.
Até o próximo artigo.
Sou um apaixonado por contar histórias e temperar as marcas das empresas que atendo. Sou graduado em Publicidade e Propaganda pela UNIFAAT, com pós-graduação em Marketing e Comunicação e especialização em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha, ambas pela Universidade Anhembi Morumbi. Possuo mais de 15 anos de experiência em comunicação e marketing. Atualmente sou sócio e Diretor de Criação na Mokeka Publicidade e professor universitário de Redação Publicitária no curso de Comunicação Social.