Olá, empreendedores e empreendedoras entusiastas do ecossistema de startups!
Ingressar no mundo dinâmico das startups é uma jornada emocionante, mas desafiadora. É sabido que a atenção de investidores pode ser a chave para o crescimento e o sucesso especialmente neste modelo negócio. Pensando nisso, neste artigo vamos explorar algumas estratégias de relações públicas (RP) que podem ser adaptadas à realidade das startups – com destaque para aquelas nos estágios iniciais, que buscam captar o olhar atento dos investidores.
Dica 1: Defina sua narrativa com clareza
Conhece a expressão “a primeira impressão é a que fica”? Pois então. Aqui também ela é crucial. Portanto, antes de iniciar qualquer estratégia de RP para sua startup, é essencial ter uma narrativa clara e convincente. Respostas bem pensadas para perguntas como “Qual é a história por trás do meu negócio?” “Qual problema ele resolve?” “Como ele se diferencia no mercado?” são os primeiros passos para conquistar a confiança para o negócio que você está começando. Lembramos que investidores são atraídos por narrativas envolventes e promissoras, portanto, certifique-se de comunicar seu propósito de maneira impactante.
Dica 2: Conquiste espaço na mídia especializada
Como? A resposta é um clássico das RP: relacionamento com a imprensa. Eu tenho falado sobre esse tema algumas vezes aqui na coluna, ressaltando que um bom relacionamento com a imprensa especializada – e no caso de quem está, como o JVN, numa determinada região como o interior paulista, com a imprensa local também – é super importante. No caso específico deste artigo, a presença na mídia especializada em startups e tecnologia é um caminho eficaz para chamar a atenção de investidores, enquanto que a presença nos veículos locais constrói uma rede de confiança entre o público-alvo do seu negócio. Assim, procure oportunidades para compartilhar a história da sua startup em blogs, podcasts e publicações online relevantes para o seu setor e na sua região. Essa exposição pode aumentar a visibilidade da sua empresa no radar de investidores em potencial.
Dica 3: Envolva-se em eventos do ecossistema
Outra estratégia basilar de um bom plano de relações públicas são os eventos – seja promovendo ou participando deles. No tema que estamos tratando aqui, participar de eventos do ecossistema de startups é uma forma valiosa de construir relacionamentos e ganhar visibilidade. Então, esteja presente em conferências, ¹meetups e ²pitch sessions. Além de apresentar sua startup, envolva-se em discussões e networking. Investidores frequentemente participam desses eventos, buscando as próximas oportunidades de investimento.
Dica 4: Parcerias estratégicas e testemunhos
Construir parcerias estratégicas e obter testemunhos positivos pode reforçar a credibilidade da sua startup. Colabore com outras empresas do setor, recomende aquelas nas quais você confia, ganhe recomendações e destaque cases de sucesso. Essas ações não apenas validam sua proposta de valor, mas também a tornam mais atraente para investidores em potencial.
Dica 5: Utilize as redes sociais de maneira estratégica
As redes sociais são um canal poderoso para startups, permitindo a conexão direta com investidores e outros stakeholders. Mantenha perfis ativos, compartilhe atualizações relevantes e participe de conversas relevantes do seu setor. Utilize plataformas como LinkedIn (principalmente!), Twitter e até mesmo Instagram para construir uma presença online robusta.
Dica 6: Projetos de responsabilidade social e impacto
Demonstrar compromisso com a responsabilidade social e impacto do seu negócio na comunidade e no meio ambiente pode ser um diferencial atrativo para investidores. Envolva-se em projetos que vão além do lucro, destacando a missão social da sua startup. Isso não apenas constrói uma imagem positiva, mas também ressoa com investidores que buscam alinhar seus investimentos a causas significativas.
Construindo pontes para investimentos
As estratégias de Relações Públicas para startups não são apenas sobre visibilidade, e sim sobre construir confiança e relacionamentos verdadeiros, de mão dupla. Ao adotar abordagens adaptadas à dinâmica de startups, você cria um terreno sólido para atrair investidores.
Mas lembre-se, a jornada pode ser (provavelmente será!) desafiadora, mas com uma narrativa envolvente, presença ativa na mídia, participação em eventos, parcerias estratégicas e foco em responsabilidade social, sua startup estará muito mais perto de brilhar no cenário dos investimentos.
Faça de cada interação pública uma oportunidade para construir uma ponte para o futuro sucesso da sua startup.
Até nosso próximo encontro!
¹ Traduzido de inglês-Meetup é uma plataforma de mídia social para hospedar e organizar atividades, reuniões e eventos presenciais e virtuais para pessoas e comunidades com interesses, hobbies e profissões semelhantes. Foi fundada em 2002 por Scott Heiferman e quatro outros. (Fonte: Wikipedia)
²Ou “sessões de pitch”, numa tradução livre, em que pitch é, resumidamente, um discurso objetivo e de curta duração utilizado para apresentar e/ou vender uma ideia, conquistar e convencer o comprador ou investidor. Nele, é importante ressaltar os aspectos mais importantes do seu negócio, como, que problema ele resolve e o que o diferencia de outras soluções do mercado.
Profissional de Relações Públicas pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação organizacional pela ECA-USP, é também jornalista, empresária, palestrante e consultora de empresas com mais de 20 anos de experiência em comunicação interna e relacionamento com a imprensa. Professora universitária por 16 anos nos cursos de Comunicação, Marketing, Administração e Recursos Humanos nas instituições UniFaat, Fecap, Uniso e PUCCampinas.