Mercado leiloeiro emprega aproximadamente 90 mil trabalhadores diretos e indiretos no Brasil, movimenta cerca de R$56,5 bilhões por ano país e não tinha, até então, um órgão que representasse a classe
Diante de um mercado que emprega aproximadamente 90 mil trabalhadores diretos e indiretos no Brasil e a consequente necessidade de representação deste setor com inúmeras demandas, surge a primeira entidade trabalhista criada por Inteligência Artificial (IA): o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Mercado da Leiloaria.
Jhonni Balbino, coordenador do sindicato, explica que a Inteligência Artificial desempenhou um papel crucial ao identificar a falta de um órgão dedicado a esta classe, uma lacuna significativa que impedia o crescimento potencial do setor.
“Com a análise proporcionada pela IA, ficou claro que a organização e capacitação destes profissionais eram necessárias para avançar. A tecnologia não só ajudou a identificar este déficit, como também auxiliou na elaboração do regimento interno, atas e estatuto do sindicato“, explica Jhonni.
Inspirado no sistema democrático que se desenvolveu na cidade de Atenas (Grécia), por volta do século V a.C., durante a chamada “Era Clássica”, Jhonni solicitou à Inteligência Artificial que apresentasse um modelo de estatuto refletindo os princípios democráticos daquela época. “A estrutura do nosso sindicato é modelada com base nos princípios democráticos atenienses, onde cada trabalhador tem voz e a oportunidade de participar diretamente nas decisões“, acrescenta Jhonni.
Para isso, foram utilizadas ferramentas para pesquisa de mercado, processamento de informações e instruções, além de gestão de negócios, como Harpa AI, Chat GPT Dall- E e Microsoft CoPilot, por exemplo.
Balbino também utilizou sua expertise para analisar o mercado da leiloaria, que movimenta cerca de R$56,5 bilhões anualmente no Brasil. Apesar do seu tamanho significativo e de uma taxa de crescimento de 21% ao ano, o setor carece de reconhecimento e estruturação comparáveis aos padrões similares nos Estados Unidos e na Europa.
Entre os benefícios da criação do sindicato com o auxílio da IA estão:
- Eficiência e precisão: a IA conseguirá processar grandes volumes de dados para identificar padrões e necessidades da entidade e seus associados;
- Capacitação e educação: programas de treinamento e desenvolvimento serão personalizados para atender às necessidades dos membros e auxiliar na profissionalização e evolução do setor;
- Comunicação aprimorada: as ferramentas facilitarão a comunicação entre a liderança e sindicalizados, bem como demais órgãos e entidades correlatas;
- Resolução de disputas: com o apoio da IA será possível analisar com maior precisão contratos e suas aplicações de acordo com a legislação trabalhista.
“Estamos presenciando um novo capítulo na história da proteção e representação legal trabalhista. A Inteligência Artificial, quando bem utilizada, não é apenas uma ferramenta para o desenvolvimento de empresas, mas também um poderoso aliado no avanço dos direitos dos trabalhadores“, conclui Jhonni.
A fundação do sindicato será oficializada em uma Assembleia Geral que ocorrerá de forma virtual, aberta à participação de qualquer trabalhador do setor ou autônomo que preste serviço para o mercado leiloeiro. A assembleia está marcada para o dia 28 de junho de 2024, às 16:00 (horário de Brasília). Os interessados podem se inscrever e obter acesso ao link da reunião através do site oficial www.sindleiloaria.com.br ou pelo e-mail: contato@sindleiloaria.com.br.