Skip to content
Observatório da Comunicação Institucional

OCI Observatório da Comunicação Institucional

O Observatório da Comunicação Institucional (OCI), criado em 01/02/2013, é mantido por uma sociedade educativa sem fins econômicos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e demais interessados nesta especialidade da comunicação. O OCI é um espaço destinado à análise, reflexão e crítica sobre a conduta das organizações em suas relações públicas – discurso, atitude e comportamento. Para tanto, o Observatório da Comunicação Institucional tem produção própria, e a partir de colaborações, de notas sobre textos publicados, análises de casos, pareceres, clipping e agenda relacionada à comunicação de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.

*Por: Fernanda Rufino O crescimento dos podcasts e videocasts como ferramentas de comunicação institucional exige atenção não apenas à qualidade técnica, mas também à capacidade de ampliar o alcance e diversificar o público. A seguir, apresento diretrizes atualizadas com base nas tendências de consumo. Captação A captação de áudio é<span …

Por Maria Carmem de Souza Houve um tempo em que o som mais inspirador em um escritório era o tec-tec ritmado da máquina de escrever. O papel em branco representava o início de uma ideia, e o carbono duplicava o que o computador ainda nem sonhava em processar. Depois veio o fax,<span …

Vivemos na era da hiperconexão. A internet transformou a forma como produzimos e consumimos informação, democratizando vozes, acelerando processos e ampliando a visibilidade de marcas, instituições e pessoas. No entanto, junto a esse fenômeno, nasceu também um efeito colateral preocupante: a abundância de canais não significou, necessariamente, qualidade na comunicação.<span …

Por Nathália Meireles Todo mês, uma nova marca wellness se lança e se intitula defensora do bem-estar e do autocuidado, oferecendo um produto revolucionário com promessa de experiências inesquecíveis. Mas será que é isso tudo mesmo, ou é apenas uma estratégia de marketing? Com a correria do dia a dia, o corpo<span …

Por Marcelo Freitas Você provavelmente já ouviu falar em tráfego pago, especialmente se está buscando formas de atrair mais clientes pela internet. Mas o que isso significa, na prática? Em termos simples, é o investimento em anúncios (Google, Instagram, Facebook e outras plataformas), com o objetivo de atrair visitantes para<span …

Por Luiz Antônio Gaulia A governança corporativa, em sua essência, busca estabelecer um sistema de regras e condutas, práticas administrativas e processos que garantam a transparência e clareza dos balanços financeiros, a prestação de contas frequente e confiável e a responsabilidade social e ambiental corporativa nas organizações. Podemos dizer que<span …

Por Chris Santos A inteligência artificial (IA) generativa tem se destacado em uma variedade de atividades, demonstrando ser um recurso valioso e útil. No entanto, afirmar que ela pode substituir completamente o trabalho humano é uma ideia ainda distante da realidade e, provavelmente, nunca será realidade. O uso eficaz da<span …

Por Dayane Balaban Uma gestão de negócios bem-sucedida repousa sobre seis pilares interdependentes: liderança estratégica e adaptável, essencial para navegar em um mercado dinâmico; foco no cliente e uma experiência excepcional, cruciais para a lealdade e o crescimento; uma gestão financeira sólida, garantindo a saúde e a sustentabilidade; a gestão de pessoas e cultura<span …

A liderança adaptativa é uma abordagem essencial para navegar em tempos de incerteza e mudança. Diferente dos modelos tradicionais, ela foca na capacidade de líderes e equipes se ajustarem a desafios complexos e imprevisíveis. Principais características Como aplicar a liderança adaptativa Benefícios A liderança adaptativa não é um modelo único,<span …

Por Carla Lozardo Em um mundo corporativo cada vez mais dinâmico e exigente, empresas buscam constantemente estratégias para melhorar o bem-estar e o engajamento de seus colaboradores. Entre essas estratégias, os projetos culturais internos surgem como uma solução inovadora e altamente eficaz. Oficinas de arte, música e literatura não só<span …

2025 | Todos os direitos reservados a Jornal Visão de Negócios | Desenvolvido por Mokeka Publicidade