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Observatório da Comunicação Institucional

OCI Observatório da Comunicação Institucional

O Observatório da Comunicação Institucional (OCI), criado em 01/02/2013, é mantido por uma sociedade educativa sem fins econômicos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e demais interessados nesta especialidade da comunicação. O OCI é um espaço destinado à análise, reflexão e crítica sobre a conduta das organizações em suas relações públicas – discurso, atitude e comportamento. Para tanto, o Observatório da Comunicação Institucional tem produção própria, e a partir de colaborações, de notas sobre textos publicados, análises de casos, pareceres, clipping e agenda relacionada à comunicação de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.

Imagine passar anos construindo a imagem da sua empresa, apenas para vê-la desmoronar com um único post nas redes sociais. Parece exagero? Não é, mesmo. (Quase) todos os dias, vemos novas histórias de empresas expostas por falas polêmicas de seus líderes ou práticas contraditórias. A verdade é que, na era digital, todo<span …

*Por Maria Silvia Ferreira Alves de Oliveira A ascensão da inteligência artificial (IA) está promovendo uma transformação significativa em diversos aspectos das nossas vidas, incluindo a educação midiática e a cidadania digital. Esta revolução digital oferece tanto desafios quanto oportunidades, redefinindo a maneira como interagimos com informações e como nos<span …

*Por Carolina Denardi No cenário dinâmico e em constante evolução da comunicação e do marketing, é essencial que as empresas estejam não apenas presentes, mas ativamente envolvidas com seus públicos. Foi com essa visão que fundei a CD Comunica e avançamos para a metodologia proprietária que chamamos de Posicionamento Vivo®. Esta abordagem única<span …

*Por: Alessandra Assumpção Não é tudo que é sobre posicionamento de marca, mas quase tudo é sobre o posicionamento da sua marca. Ou seja, sua comunicação, seus produtos, seus clientes, sua forma de atender, seus objetivos… Tudo isso passa em algum momento pelo posicionamento de marca. Posicionamento de marca é<span …

*Por: Carolina Denardi Fiz uma brincadeira com o título, mas como em toda brincadeira, há um fundo de verdade. A relevância da comunicação para as trocas de informação, relações interpessoais, e até para o registro da história é inquestionável. Eu, particularmente, não vejo vida sem comunicação, seja ela verbal ou<span …

*Por Regina Brito. Você já entrou no LinkedIn e encontrou uma publicação de um profissional fazendo um relato sobre o desligamento da empresa em que trabalhava? É bem comum, não é? Também é comum encontrar histórias de mulheres com habilidades e experiências bem consolidadas no mercado, mas que foram desligadas<span …

Por: *Maria Gabriela Tosin Quantas marcas você já viu fazendo campanha de Dia dos Namorados utilizando os mesmos conceitos com frases clichês? Pois bem, indo contra todas as campanhas de Dia dos Namorados já feitas, O Boticário mais uma vez inovou e se destacou nesta data comemorativa. A marca de<span …

Por: Nathália Meireles* Com o fácil acesso a informações, compras online e redes sociais como Instagram e TikTok, o conteúdo gerado pelos usuários (UGC – User-Generated Content) vem ganhando força junto ao público e conquistando o bem mais precioso em uma relação: a confiança. De forma simples, UGC (sigla em<span …

*Por Maria Gabriela Tosin Estamos acompanhando a tragédia que afetou 446 municípios do Rio Grande do Sul, deixando todos embaixo d’água e 2,3 milhões de pessoas fora de suas casas. Quando surge uma crise já sabemos que muitas outras questões surgem com ela – e dessa vez não foi diferente<span …

(Imagem gerada com IA pelo Bing, da plataforma DALL-E3) *Por: Maria Aparecida Dutra No Brasil, a Lei 14.611 de 3 de julho de 2023, conhecida como Lei da Igualdade Salarial, exige que empresas privadas com 100 ou mais empregados divulguem dados sobre remuneração e igualdade salarial entre homens e mulheres,<span …

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