*Foto: Fernanda Nery

Da Redação. Reportagem: Elaine Lina

Logo no início do evento, que aconteceu no Johnny Tequila, na noite do último dia 13, grupo já deu mostras de inovação: declarou que não veio para competir com outros grupos, mas sim para somar; fundadoras do B2W e do Grupo Empreenda Atibaia declararam parceria para fortalecer empreendedoras

Aconteceu na noite de 13 de março (3a) o evento de lançamento do grupo B2Woman Atibaia. O grupo, que já atua em Bragança Paulista e Pinhalzinho (e anunciou que está chegando também em São José dos Campos muito em breve) inaugurou o grupo de Atibaia em clima de entusiasmo.

À esquerda, Isla Santos, fundadora do Grupo Empreenda Atibaia, seguida por: Camile Oliveira (profa. de Yoga & Ayurveda); Simone Haberstock (massoterapeuta) e Dani Lins (proprietária da Spicy Sensations). Foto: Elaine Lina

O espaço do jardim no Johnny Tequila recebeu cerca de setenta mulheres, entre “b2womans” – como são chamadas as empreendedoras que passam a integrar o grupo – e interessadas em conhecer o projeto. A programação começou com as boas vindas da embaixadora do B2W em Atibaia e sócia-diretora da T&P Connection, Patrícia Toddai. Após agradecer a presença de todas, a executiva fez questão de saudar e agradecer publicamente a presença e a disponibilidade de Isla Santos – presente ao evento. Isla é a fundadora do Grupo Empreenda Atibaia, composto hoje por mais de mil empreendedoras da cidade. Em sua fala, Patrícia contou que, assim que decidiram criar um grupo em Atibaia, imediatamente procuraram a Isla – em respeito ao grupo que ela já mantinha na cidade, e para dizer que em nenhum momento a ideia seria competir com o Empreenda, mas sim somar e se complementarem mutuamente.

De sua mesa, Isla também se pronunciou, e declarou também acreditar que os grupos possam se unir em parceira e oferecer juntos muito mais oportunidades às mulheres que empreendem em Atibaia, devido às suas diferentes propostas e formas de atuação. E mais, Isla afirmou que pretende ingressar no B2W Atibaia, assim como Patrícia já faz parte do Empreenda. “Somos complementares e não concorrentes“, declarou Isla, que foi aplaudida pelas presentes.

Depois dessa abertura, foi a vez da fundadora e CEO do B2W, Luana Guimarães, falar e apresentar o que todas estavam aguardando para conhecer em detalhes: a proposta e o modelo de atuação que o grupo tem para as empreendedoras atibaienses.

Luana Guimarães (Foto: Fernanda Nery)

Luana iniciou narrando sua própria história de superação pessoal, familiar e profissional que possibilitou que ela apostasse em seus sonhos. Em determinado momento de sua vida, ela planejou uma transição de carreira e, com o apoio e parceria do marido, inicialmente abriu uma empresa de cowork em Bragança Paulista. Passado um tempo veio a pandemia e Luana desenvolveu um projeto paralelo chamado “Quarentena Digital” – que basicamente se resumia a ações voluntárias para divulgar as empreendedoras locais naquele momento crítico.

Essas ações depois evoluiu para um outro projeto, chamado “Girl Power”, que realizava cursos e treinamentos para capacitar e desenvolver empreendedoras. “Ao final daquele ano, essas mulheres começaram a me procurar e a dizer ‘eu quero fazer parte disso’. E eu pensei, ‘fazer parte? É Isso! Falta um lugar para que elas façam parte!“, relembrou Luana. “Foi aí que eu decidi me dedicar totalmente para aquele projeto que do Girl Power evoluiu para o B2Woman – que é efetivamente um clube de negócios

Na sequência, a CEO do B2W apresentou o modelo de atuação e benefícios do grupo que, segundo demonstrou, já impactou mais de mil mulheres em três anos e movimentou mais de R$6 milhões em negócios entre associadas de Bragança Paulista. O programa, que tem uma taxa de ingresso e duração de dez meses, inclui encontros mensais online de mentoria e desenvolvimento profissional; acesso ao conteúdo dos encontros com foco em network; ‘clube de vantagens’ entre as associadas; ‘vitrine virtual’ – que é a exposição da empreendedora no instagram do grupo; além de encontros presenciais, espaço criação de conteúdo para a plataforma B2Academy e muito mais.

Mônica Mattos Takazaki. Foto: Elaine Lina

A corretora de planos de saúde odontológicos Mônica Mattos Takazaki estava no evento e nos contou que já faz parte do B2W Bragança desde 2021. Ela contou que quando entrou para o grupo ainda não tinha sua empresa formalizada, e que o B2W a orientou em toda a estruturação da empresa, inclusive com a reformulação da marca, que leva seu nome, “Mônica Planos de Saúde“. A profissional afirmou que desde que entrou para o grupo seu faturamento nunca foi menor que R$30 mil por edição. “Com a formalização da minha empresa eu tripliquei o meu faturamento. E além do network e dos negócios dentro do grupo, cria-se uma conexão. Hoje em dia eu tenho parcerias dentro do grupo com outras corretoras e a gente faz essa troca de segmentos, eu tenho amizades, então vai muito além de negócios – o B2W vai muito além de negócios. E isso traz um crescimento profissional e pessoal que transformou minha vida 100%“.

Depois de apresentar o programa, a CEO propôs uma dinâmica para que as convidadas tivessem uma pequena experiência de network e aumentassem sua rede ali mesmo. As profissionais então foram estimuladas a se mudarem para outra mesa na qual não houvesse nenhuma mulher conhecida. Todas em cada mesa deveriam ser desconhecidas entre si. Então, elas foram orientadas a fazerem uma breve pesquisa de mercado com suas companheiras de mesa – elaborando duas ou três perguntas sobre as expectativas das colegas sobre o seu negócio, ou tipo de negócio, e sobre o que as levariam a consumir ou contratar seu produto. Ao final, as participantes consideram a dinâmica muito válida, pois saíram com insights para seus negócios e muitos encontros pós evento foram agendados.

Sobre as perspectivas do B2W para Atibaia, Luana Guimarães afirmou que “as minhas expectativas para Atibaia, que é uma cidade tão próspera, tão próxima a São Paulo mas também a Bragança, são as melhores possíveis. Eu tenho certeza que a gente vai ter um resultado muito expressivo aqui dentro – tanto em termos de faturamento, sim, quanto em termos de relacionamentos de verdade, em questão de parcerias e conexões“. E complementou: “eu tenho certeza que o B2W está chegando aqui justamente para mudar esse mercado e criar realmente essa rede de apoio para essas mulheres“.

Patrícia Toddai é embaixadora do B2W em Atibaia e também falou do trabalho do grupo aqui na cidades – desde o planejamento e organização da vinda do grupo para a cidade, iniciado meses atrás. Segundo Patrícia, “a decisão de trazer esse movimento para Atibaia foi trabalhada durante meses de imersão neste universo do B2Woman. Ouvi e presenciei histórias inspiradoras de mulheres corajosas e determinadas. Atibaia precisa disso, é uma cidade que está pulsando, e as mulheres são a força desse movimento“, afirmou.

Da esquerda para a direita: Giovanna Palezi, designer, estrategista de marca e sócia da T&P Connection; Luana Guimarães, CEO da B2Woman e Patrícia Toddai, embaixadora do B2W em Atibaia e sócia-diretora da T&P Connection

O grupo tem planos de continuar expandindo pela região. A primeira cidade foi Bragança Paulista, em seguida Pinhalzinho – que também já está operando -, agora Atibaia inicia suas atividades. A próxima cidade a receber um grupo do B2W será São José dos Campos. Luana contou que a meta inicial do grupo para 2024 era estar em pelo menos quatro cidades até o meio do ano – meta que já sendo alcançada. Agora, segundo ela, a ideia é reformular essa meta para mais duas cidades até o fim do ano, totalizando seis municípios aqui na região.

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