No dinâmico mundo dos negócios, onde a competitividade impera, encontrar um diferencial que te coloque à frente dos seus concorrentes é essencial para o sucesso. E é nesse cenário que o geomarketing surge como uma solução poderosa, capaz de transformar a maneira como as empresas se relacionam com os territórios, seus clientes e conquistam novos mercados.

Mas o que é geomarketing?

É a ciência que utiliza dados internos e dados externos para guiar decisões complexas como expansão, ações de marketing, vendas etc.

E essa multifuncionalidade de aplicações do geomarketing deriva do seu uso de variadas fontes. Algumas das mais comuns utilizadas são:

  1. Dados internos: volume de vendas, clientes cadastrados e outros indicadores de desempenho.
  • Dados demográficos: para entender o perfil e o tamanho da população local.
  • Dados geográficos e topográficos: explicam como as características físicas influenciam o comportamento do consumidor positiva ou negativamente.
  • Dados econômicos: como renda e potencial de vendas, que ajudam a classificar a viabilidade econômica das regiões de interesse.
  • Dados de fluxo e transporte: o fluxo de pedestres e automóveis. Acesso de transporte público, como ônibus ou estações de trem e metrô, entre outros.

Portanto, o geomarketing oferece uma visão detalhada do mercado, revelando não apenas onde estão as oportunidades, mas também onde os desafios podem surgir. Em certos casos, significa adaptar o mix de produtos/serviços para melhor atender as demandas locais. Em outros, pode influenciar a escolha entre diferentes marcas ou bandeiras do grupo, alinhando-as com o perfil socioeconômico da área.

Empresas que incorporam o geomarketing em suas estratégias de decisão não apenas veem melhor o território, mas também alcançam resultados superiores. A diferença é notável quando comparadas com redes que não utilizam essa estratégia, especialmente em termos de captação de volume de população, renda e acesso facilitado ao ponto de venda.

Pense na localização, adequação e tamanho das lojas da Cacau Show, O Boticário, McDonalds, Burger King, Drogaria São Paulo, OXXO, SmartFit, entre outras. Nessas redes, cada unidade passa por um criterioso estudo do local para melhor compreensão do perfil de pessoas presentes e se cabe uma nova operação ali ou não.

Ou seja, o geomarketing permite que empresas mapeiem, identifiquem e entendam o seu entorno, onde seus prospects/clientes estão, como se comportam e o que consomem, baseando-se em sua localização e perfil, além de saber também quantos concorrentes (diretos/indiretos) estão ali e quem são.

Ao combinar esses dados, as empresas podem obter insights profundos sobre seus mercados-alvo e tomar decisões estratégicas mais embasadas.

Essa é a essência do geomarketing: a inteligência geográfica e espacial a serviço dos negócios!

Vamos pensar em aplicações?

Imagine que você tenha 3 lojas de roupas e quer abrir mais uma unidade. O geomarketing pode ajudar a identificar quais regiões têm alto volume de clientes potenciais e baixa concorrência. Além disso, pode ser usado também para promoções localizadas, direcionando ofertas especiais para áreas onde os clientes têm maior interesse em determinados estilos ou produtos.

Outro exemplo prático é no setor de escolas, onde o geomarketing auxilia na escolha do melhor local para a nova filial, baseando-se na densidade populacional, idade e perfil socioeconômico da região, entre outros critérios.

Agora, vamos refletir sobre o seu negócio. Abaixo, trago alguns exemplos, mas fique à vontade para aplicar o raciocínio no segmento que desejar.

• Sua escola tem 90 alunos matriculados no ensino médio. Dado a quantidade de jovens no seu entorno, esse número é pequeno, razoável ou grande? Podemos montar uma campanha de atração para novas matrículas no bairro ou teremos que olhar outros locais da cidade?

• Você tem 3.100 clientes/mês na sua farmácia. Considerando o fluxo de pedestres na sua rua, somado aos moradores no entorno, podemos considerar esse número baixo ou alto? Caso o número não seja sustentável, o que fazer? Readequar a farmácia e seu mix de acordo com o perfil local? Mudar de lugar? Se sim, para onde?

• O salão de beleza localizado no bairro nobre da cidade atende 960 clientes por mês. Qual a penetração desse salão no bairro? É possível crescer mais ou ele já está atingindo o limite da área?

• Suas vendas estão abaixo do desejado. Surgiram novos concorrentes no local? Ou seu mix não atende o perfil da região?

Eis o grande trunfo do geomarketing. Não importa o setor ou o tamanho do negócio, ele te dará respostas lançando luz às dúvidas que surgem constantemente e trazendo mais compreensão do potencial e limite de onde o seu negócio está situado. Não perca a chance de estar à frente: explore o geomarketing e transforme dados em vantagem competitiva.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *