Skip to content
Marcello Muniz

Marcello Muniz

Marcello Muniz é economista e mestre em Engenharia pela USP. Com 20 anos de experiência profissional, é perito judicial, atua como Analista de Negócios junto à Data Science Business Management (DBSM) e é professor de Economia junto à Unifaccamp (de Campo Limpo Paulista) e Faculdade Impacta de Tecnologia (FIT).

Atuou como pesquisador da Divisão de Economia e Engenharia de Sistemas do IPT (DEES), consultor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Analista de Projetos da Fiesp.

Apaixonado por temas relacionados a políticas públicas e economia, participou na qualidade de coautor de 13 livros, entre esses: Política Industrial (Jornal Valor Econômico), Outward FDI from Brazil and its policy context (Vale Columbia Center on Sustainable International Investment), Gestão da Inovação no Setor de Telecomunicações (Fapesp) e Ressurgimento da indústria naval no Brasil: 2000-2013 (projeto-Ipea-BID).

Leitor(a), vamos lá. Desculpe a franqueza. Há dois fatos irrogáveis na evolução de qualquer atividade humana relacionada ao funcionamento das atividades envolvendo a economia: Em todas as etapas da vida desempenhamos inúmeros “papeis” no tecido da sociedade. Somos filhos, muitos de nós serão pais, outros avós e alguns serão bisavós.<span …

Leitor(a), eu realmente não gostaria de abordar esse tema, mas não vou me esquivar. Ocorre que a Macroeconomia é área da Ciência Econômica que estuda, entre outras questões, como o Governo, por meio de sua Política Fiscal (determinação do nível de gastos do setor e tributação pública) e da Política<span …

Caro(a) leitor(a), a crise no varejo brasileiro preocupa devido ao seu impacto sobre o mercado de trabalho e nível de atividade econômica e é resultado de uma série de fatores econômicos, sociais e políticos. É importante destacar que a economia brasileira vem patinando desde os anos de 2015 e 2016,<span …

Em meio a tantas reformas em curso, amigos(as) leitores(as), o contexto macroeconômico deve estar no centro de suas atenções. Essa área da ciência econômica estuda o processo de formação da renda, geração de empregos e como as Políticas Econômicas, implementadas pelo governo, afetam o nível de atividade econômica. Não subestime<span …

Prezado(a) leitor(a), saudações. Vamos explorar a importância da informação no funcionamento da economia e o problema do insider information no mercado financeiro? Em mercados livres e competitivos, as interações entre compradores e vendedores geralmente conduz a resultados benéficos para toda a sociedade, mesmo que não haja uma intenção consciente de<span …

Olá, leitor(a), tudo bem? Vamos compreender a importância do entendimento da análise microeconômica, área da Ciência Econômica que trata do processo de formação e mudança nos preços dos bens e serviços nos diferentes mercados? Você deve estudar essa área de conhecimento e entender como esta afeta o desempenho de seu<span …

Querido(a) leitor(a), vamos falar um pouco sobre investimentos, particularmente em títulos de renda variável? Títulos de renda variável são aqueles cujo retorno não pode ser conhecido pelo investidor no momento em que realiza a aplicação. Isso acontece porque o preço desses pode variar positivamente ou negativamente o longo do tempo,<span …

Leitor(a), saudações! A inflação é um fenômeno econômico que afeta o nível de consumo e o bem-estar de todos os brasileiros, bem como as taxas de investimento e lucratividade das empresas. Mas o que é inflação, quais são suas principais causas, por que é importante combatê-la e por que precisamos<span …

Caro(a) leitor(a), saudações! Costuma-se dizer que “o ano começa quando termina o Carnaval”. Portanto, 2024 começou e há muito por fazer! Sabemos que empresas competitivas são rentáveis nos mercados nos quais atuam; mas a pergunta é: quais atributos tornam uma empresa competitiva nos mercados interno e externo? Certamente, ao pensar<span …

Leitor(a), saudações! Vamos discutir os principais fenômenos econômicos que tenderão a afetar os nossos negócios nos próximos meses? Essa discussão é importante. Assuntos aparentemente distantes do dia a dia dos das empresas, seus consumidores, fornecedores, investidores e governos, além da agenda política, tendem a afetar as decisões. Entenda que há<span …

2024 | Todos os direitos reservados a Jornal Visão de Negócios | Desenvolvido por Mokeka Publicidade