Skip to content
Marcello Muniz

Marcello Muniz

Marcello Muniz é economista e mestre em Engenharia pela USP. Com 20 anos de experiência profissional, é perito judicial, atua como Analista de Negócios junto à Data Science Business Management (DBSM) e é professor de Economia junto à Unifaccamp (de Campo Limpo Paulista) e Faculdade Impacta de Tecnologia (FIT).

Atuou como pesquisador da Divisão de Economia e Engenharia de Sistemas do IPT (DEES), consultor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Analista de Projetos da Fiesp.

Apaixonado por temas relacionados a políticas públicas e economia, participou na qualidade de coautor de 13 livros, entre esses: Política Industrial (Jornal Valor Econômico), Outward FDI from Brazil and its policy context (Vale Columbia Center on Sustainable International Investment), Gestão da Inovação no Setor de Telecomunicações (Fapesp) e Ressurgimento da indústria naval no Brasil: 2000-2013 (projeto-Ipea-BID).

Leitor(a), saudações! A inflação é um fenômeno econômico que afeta o nível de consumo e o bem-estar de todos os brasileiros, bem como as taxas de investimento e lucratividade das empresas. Mas o que é inflação, quais são suas principais causas, por que é importante combatê-la e por que precisamos<span …

Caro(a) leitor(a), saudações! Costuma-se dizer que “o ano começa quando termina o Carnaval”. Portanto, 2024 começou e há muito por fazer! Sabemos que empresas competitivas são rentáveis nos mercados nos quais atuam; mas a pergunta é: quais atributos tornam uma empresa competitiva nos mercados interno e externo? Certamente, ao pensar<span …

Leitor(a), saudações! Vamos discutir os principais fenômenos econômicos que tenderão a afetar os nossos negócios nos próximos meses? Essa discussão é importante. Assuntos aparentemente distantes do dia a dia dos das empresas, seus consumidores, fornecedores, investidores e governos, além da agenda política, tendem a afetar as decisões. Entenda que há<span …

Olá, leitor(a)! Acabou o “recesso”! Sei que investe e se dedica na busca do crescimento e desenvolvimento do seu negócio, cumpre suas obrigações fiscais e luta para garantir a remuneração de seus colaboradores em dia. Certamente está acompanhando a discussão relacionada à revisão da desoneração dos Encargos Sociais e Trabalhistas<span …

Leitor(a), antes de desejar “Boas Festas, Feliz Ano Novo e abrir a champagnhe”, vamos refletir sobre alguns temas que procurei levar à reflexão ao longo desse ano. Os principais objetivos das políticas econômicas do governo devem ser aumentar as taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), ampliar o nível<span …

Vamos refletir um pouco sobre a importância da qualidade da formação no ensino básico, médio e superior no desempenho do seu negócio? Batalhamos todos os dias, “de sol a sol”, para manter o cumprimento de nossas obrigações: pagamento de funcionários e encargos sociais e trabalhistas (EST), fornecedores, bancos (dependendo da<span …

Pessoa empreendedora, não subestime as informações apresentadas a seguir. Nessa semana o governo anunciou a revisão da projeção do déficit público (diferença entre o que o governo arrecada de impostos e gasta, excluindo o pagamento de juros sobre a dívida pública) para R$ 177 bilhões. Até então essa era de<span …

Pós-pandemia, além dos impactos econômicos relacionados à invasão da Rússia à Ucrânia, temos um novo “choque externo”, resultante das barbáries no Oriente Médio. Desde outubro desse ano, o governo brasileiro preside o Conselho de Segurança da ONU. Espero que esse realize, com responsabilidade e prudência, um bom trabalho. Considerando o<span …

É, leitor(a)… Além das ondas de calor nesse inverno, as mudanças climáticas afetarão cada vez mais, direta ou indiretamente, seus negócios. O Global heatmap divulgado pelo XDI, empresa especializada na análise de riscos climáticos, indica que, no Brasil, além do Rio Grande do Sul, os estados de São Paulo e<span …

Prezado(a) leitor(a), vamos refletir sobre o turbilhão de informações que recebemos, transmitimos e empregamos todos os dias? Os pilares indissociáveis da economia atual envolvem o acesso e uso de informações que balizam: a capacidade de análise de tendências de mercado; proposição e análise de negócios; as formas de atuação do<span …

2024 | Todos os direitos reservados a Jornal Visão de Negócios | Desenvolvido por Mokeka Publicidade