*Por Carolina Denardi
No cenário dinâmico e em constante evolução da comunicação e do marketing, é essencial que as empresas estejam não apenas presentes, mas ativamente envolvidas com seus públicos. Foi com essa visão que fundei a CD Comunica e avançamos para a metodologia proprietária que chamamos de Posicionamento Vivo®.
Esta abordagem única foi concebida para ajudar empresas a navegar o complexo ecossistema de relacionamentos, com o foco na criação de conexões autênticas e relevantes e reputação perene.
O que é o Posicionamento Vivo®?
A metodologia Posicionamento Vivo® baseia-se em três pilares fundamentais:
- Mapear com quem falar: O primeiro passo do Posicionamento Vivo® é identificar com precisão os públicos-alvo que são estratégicos para a empresa. Não se trata apenas de definir demografias, mas de compreender as motivações, necessidades e expectativas das pessoas que compõem esses públicos. Nesse estágio, utilizamos ferramentas avançadas de análise e pesquisa para garantir que a comunicação seja direcionada de forma eficaz e relevante.
- Posicionar: Com o público mapeado, a próxima etapa é posicionar a marca de maneira a capturar a atenção e o interesse desses grupos. O como será lembrado e quer ser lembrado na mente das pessoas e qual abordagem e tom para alcançar esse objetivo. Isso envolve a criação de narrativas que ressoem com os valores e desejos do público, alinhando a mensagem e essência da marca com as expectativas dos seus interlocutores. Este posicionamento é vivo, dinâmico e flexível, permitindo que a empresa se adapte às mudanças no mercado, mas jamais se distancie do alinhamento com seus valores e DNA.
- Colocar o bloco na rua: Finalmente, a comunicação com o público externo deve ser executada com precisão e impacto. “Colocar o bloco na rua” significa que, com um posicionamento claro e uma estratégia bem definida, é hora de agir e interagir diretamente com os públicos e no local onde estão esses públicos. É o escolher o local da conversa. Envolve o uso de múltiplos canais de comunicação, desde as mídias tradicionais até as plataformas digitais, garantindo que a mensagem chegue de maneira eficaz e que o relacionamento com o público seja contínuo e autêntico.
A leitura do novo livro de Philip Kotler, Marketing H2H: A Jornada para o Marketing Human to Human, reforçou nossa crença na importância de humanizar o marketing. Kotler aponta que, em um mundo onde a automação e a inteligência artificial ganham cada vez mais espaço, o diferencial competitivo está em tratar as pessoas como indivíduos, e não como simples consumidores.
Na CD Comunica, aplicamos essa filosofia de forma prática e estratégica através do Posicionamento Vivo®. Acreditamos que uma marca deve estar viva, evoluindo constantemente e se conectando de maneira genuína com seu público. Esse relacionamento humanizado não só constrói confiança e lealdade, mas também gera valor real para ambas as partes – empresa e cliente.
No mercado competitivo de hoje, onde a atenção é um recurso cada vez mais escasso, as empresas precisam ser ágeis e autênticas e contar com uma abordagem integrada que permita não só visibilidade, mas a valorização e reconhecimento por seus públicos.
Aqueles que adotam essa estratégia não apenas sobrevivem, mas prosperam, estabelecendo-se como líderes de mercado e formadores de opinião em seus setores.
O futuro pertence àquelas que colocam as pessoas no centro de suas estratégias, e na CD Comunica, estamos prontos para guiar essa jornada.
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*Carolina Denardi é especialista em relacionamento e comunicação com mais de 25 anos de experiência e atuação na área, seja como repórter, chefe de redação e apresentadora, seja como assessora de comunicação, imagem e reputação. É apaixonada por pessoas e fazer ponte entre elas e para isso fundou a CD Comunica | @carolina_denardi
O Observatório da Comunicação Institucional (OCI), criado em 01/02/2013, é mantido por uma sociedade educativa sem fins econômicos que reúne acadêmicos, profissionais, estudiosos e demais interessados nesta especialidade da comunicação. O OCI é um espaço destinado à análise, reflexão e crítica sobre a conduta das organizações em suas relações públicas – discurso, atitude e comportamento. Para tanto, o Observatório da Comunicação Institucional tem produção própria, e a partir de colaborações, de notas sobre textos publicados, análises de casos, pareceres, clipping e agenda relacionada à comunicação de organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.