Da Redação. Por: Elaine Lina (foto: AgrupaRH)

O evento aconteceu nas dependências da Camaco/Amvian Automotive, no dia 20/02 (3a), e contou com palestra do advogado André Bio sobre a nova lei de igualdade salarial entre homens e mulheres

A AgrupaRH inaugurou a agenda de encontros do seu programa Portas Abertas de 2024 nesta última 3a feira (20), com um encontro que reuniu cerca de trinta gestores de RH de empresas da região na sede da Camaco/Amvian Automotive – que, conforme anunciado pela gerente de Recursos Humanos da empresa, Márcia Canutto, anunciou, está em fase de migração de marca (de “Amvian” para “Camaco”).

Na abertura, a presidente da AgrupaRH, Gabriela Leite, falou sobre o crescimento da associação nos últimos anos e lembrou o sucesso do prêmio em 2023. Ela também anunciou que este ano a premiação deve acontecer mais cedo: “Recebemos muitos pedidos para trazer o prêmio de dezembro para outubro, devido à sobrecarga de eventos e atividades dos RH’s em dezembro. Então, para melhor adequar a premiação à realidade das empresas e poder atender ao maior número possível de participantes, decidimos realizá-lo este ano em outubro“, contou Gabriela.

Em seguida, a gerente de RH Márcia Canutto deu também as boas vindas aos presentes e falou da transição de marca pela qual a empresa está passando – que deixará de ser Camaco/Amvian para assumir apenas Camaco Automotive. Ao JVN ela explicou o que é o Programa “DOJO” – vencedor na categoria  “Treinamento e Desenvolvimento” na sétima edição do Prêmio AgrupaRH, em 2023 (confira neste link a matéria sobre o prêmio em 2023).

Gabriela Leite (AgrupaRH) e Márcia Canutto (Camaco/Amvian). Foto: Elaine Lina

“A criação do Centro de Treinamento Camaco (DOJO) foi uma decisão da empresa, partindo dos princípios de valorização das pessoas e do seu desenvolvimento contínuo. O DOJO é um termo de origem japonesa, que ignifica “local do caminho” e na indústria esse termo define um espaço oficina para qualificação, integração e preparação dos colaboradores. Cada DOJO reflete através de estações, maquetes, instrumentos, dinâmicas e representações de atividades, os conhecimentos a serem compartilhados com todos os colaboradores, de forma que o time esteja alinhado com a empresa, seus valores, seus objetivos, código de comportamento, seu negócio, suas atividades principais e a importância de cada um para o time. O colaborador é integrado e treinado (ou reintegrado) aos conceitos e práticas gerais de Segurança, RH, Qualidade, Logística, Meio Ambiente, Tecnologia da Informação e Produção, iniciando suas atividades na empresa preparado para seu novo “caminho”. Explicou Canutto. E completou: “Com essa prática estamos atingindo resultados significativos na satisfação e interação do time, menor absenteísmo, recorde em dias sem acidentes, entre outros”.

Programa Dojo, um dos cases vencedores do Prêmio AgrupaRH 2023. Foto: divulgação Amvian

Depois a vez do advogado André Bio, do escritório Corona & Bio, apresentar a palestra “Igualdade Salarial entre Homens e Mulheres”, sobre as mudanças trazidas pela nova lei. O especialista tratou dos principais aspectos da nova lei e também esclareceu dúvidas dos participantes sobre os impactos nas rotinas e obrigações do RH, bem como sobre como atender às demandas dos órgãos responsáveis pela fiscalização a partir de agora.

André Bio durante palestra no evento da AgrupaRH (foto: divulgação)

O advogado também falou do 1° Congresso Saúde Mental, Trabalho e Justiça, que acontecerá em junho deste ano. Ele e o médico e co-realizador do congresso, Marcos Welber Nascimento, da MT Plus, falaram sobre a primeira edição do evento, realizada em 2023, ainda como um seminário, e sobre como este ano o evento cresceu para se tornar efetivamente um congresso. Eles apresentaram o tema deste ano e os principais palestrantes já confirmados, entre eles, a psicanalista e apresentadora do programa SAC das Emoções, do GNT, Elisama Santos; a juíza do Trabalho em Alagoas e gestora do Programa Trabalho Seguro, Carolina Bertrand; o médico supervisor do Hospital Universitário da USP, psiquiatra e chefe do serviço de psiquiatria do Hospital Universitário e coordenador clínico do Projeto Acolhe USP; entre outros nomes. Para saber mais sobre o congresso acesse o canal do Youtube da SMTJ – Associação Saúde Mental, Trabalho e Justiça (link).

André Bio (Corona & Bio Advogados) e Marcos Welber Nascimento (MT Plus). Foto: Elaine Lina

Ao final do evento, os participantes puderam fazer uma visita guiada pelas dependências da Amvian – como já é praxe a cada edição do Portas Abertas da AgrupaRH, dentro da proposta de aproximar os profissionais de RH das diversas empresas integrantes da associação, para criar conexões e gerar benchmarking.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *